A amizade entre Max Verstappen e Lando Norris tem sido colocada à prova com o acirramento da disputa pelo título na Fórmula 1 em 2024. Segundo o ex-piloto, Ralf Schumacher, a relação entre os dois pilotos pode ter se desgastado após incidentes nas pistas em Austin e no México, quando ambos disputaram posições de forma agressiva.
Norris, que começou a temporada em desvantagem, viu seu déficit em relação a Verstappen diminuir significativamente graças às melhorias no carro da McLaren, o MCL38. Essa evolução o colocou como um dos principais rivais do holandês, principalmente após tirar pontos de Verstappen em corridas como as de Itália, Azerbaijão e Singapura. Com uma vitória em Singapura, Norris chegou a reduzir a diferença para 52 pontos.
Entretanto, o confronto direto entre os dois esquentou no GP dos EUA, quando Verstappen forçou Norris para fora da pista em duas ocasiões, e o britânico ultrapassou por fora da pista como consequência, o que resultou em uma penalização para o piloto da McLaren. A situação se repetiu no México, mas dessa vez foi Verstappen que recebeu duas penalidades de dez segundos após manobras semelhantes. Diferente de um incidente anterior na Áustria, os dois pilotos não tiveram uma conversa conciliatória após a corrida no México.
Norris expressou respeito por Verstappen como piloto, mas criticou suas condutas recentes. “Tenho muito respeito pelo Max e por tudo o que ele faz, mas não respeito o que ele fez no último final de semana”, disse o britânico após o GP do México. “Não cabe a mim ensinar nada a ele. Max sabe o que fez de errado.”
Verstappen, por sua vez, confirmou que os dois não se falaram após o ocorrido, mas minimizou o impacto da rivalidade na amizade. “Entendemos que estamos lutando pelo campeonato, não estamos passeando. Todos sabem que, mesmo sendo bons amigos, se estiverem disputando o título, vão dar tudo de si,” afirmou Verstappen.
No entanto, Schumacher questiona se a amizade entre eles sobreviveu. Em uma entrevista ao canal Formel1.de, ele destacou que os pilotos não têm viajado juntos nas últimas corridas, como era comum. Para o ex-piloto alemão, a tensão é compreensível. “É difícil manter uma amizade quando se está lutando pelo campeonato na Fórmula 1 e por posições, como os dois estão fazendo,” concluiu Schumacher.
Após o GP de São Paulo, em que Verstappen ampliou sua vantagem para 62 pontos sobre Norris, a disputa pelo título parece estar praticamente decidida, com poucas chances restantes para o piloto da McLaren reverter a situação.