F1: Diretriz sobre asas flexíveis renova otimismo de Leclerc

Charles Leclerc demonstrou um otimismo cauteloso com a implementação da nova diretriz técnica da FIA, que visa restringir a flexão das asas dianteiras a partir do GP da Espanha de Fórmula 1. O regulamento atualizado pode impactar diretamente o desempenho de algumas equipes, e isso reacende a esperança da Ferrari de se aproximar das primeiras colocações.

Até o momento, após oito etapas na temporada 2025, a Ferrari subiu ao pódio apenas duas vezes, uma delas no atípico circuito de Mônaco. Nos demais traçados, com exceção de Jeddah e da corrida Sprint na China, a equipe italiana tem perdido tempo significativo para Red Bull, McLaren e Mercedes.

Depois do P2 nas ruas de Monte Carlo, Leclerc falou à Sky Sport sobre as expectativas com a nova diretriz que entra em vigor em Barcelona: “Espero muito que ajude, mas não sei. Não sei o quanto os outros estão usando isso (asa dianteira flexível). Você ouve rumores no paddock, e com certeza alguns vão ser mais afetados do que outros. Acho que para nós não vai mudar muita coisa, mas vamos ver”, disse ele.

A atualização do regulamento técnico, identificada como TD018, busca coibir práticas que envolvam flexibilidade excessiva em componentes aerodinâmicos, especialmente nas asas dianteiras, uma área onde a Ferrari acredita ter seguido a norma com mais rigor do que alguns concorrentes.

Com a temporada já em sua fase europeia, a Scuderia aposta que o novo cenário regulatório possa nivelar a disputa e abrir espaço para uma reação no campeonato.

🎥 Vídeos mais recente