A Red Bull Racing admitiu que diminuiu o potencial do seu novo carro para a temporada 2025 da Fórmula 1, o RB21. A equipe tomou essa decisão para evitar os problemas de dirigibilidade que enfrentou durante a temporada de 2024.
Pierre Waché, diretor técnico da Red Bull, confirmou que a equipe realizou mudanças significativas no carro, apesar da semelhança visual com o modelo anterior. “Por fora o carro é semelhante ao do ano passado. Então é semelhante, mas não idêntico. Mas fora isso, todo o carro mudou”, afirmou Waché ao motorsport.com.
As mudanças foram focadas nas características do carro, incluindo aerodinâmica e suspensão, para proporcionar uma melhor sensação aos pilotos e eliminar os pontos problemáticos da temporada passada. “O carro é realmente diferente e temos que ver se isso compensa ou não”, disse ele.
Na temporada de 2024, Max Verstappen conquistou seu quarto título de pilotos na Fórmula 1, apesar dos problemas de dirigibilidade do RB20. Seu ex-companheiro de equipe, Sergio Perez, teve dificuldades para lidar com as características do carro e acabou sendo demitido da equipe após o final da temporada 2024.
Para tornar o novo carro mais amigável aos pilotos, a Red Bull optou por reduzir o potencial máximo do RB21. “O carro de 2024 tinha potencial, mas era complexo de usar e também traiçoeiro em condições difíceis. O carro era muito afiado e, por causa dessas características, os pilotos não conseguiam usar o carro bem em todas as condições”, acrescentou.
“Este ano, podemos ter diminuído um pouco o potencial, mas os pilotos devem ser capazes de usar o carro melhor. Se você tem um piloto como Max, você pode reduzir a janela e vencer corridas, mas talvez tenhamos ido longe demais nisso. Como resultado, mudamos nossa visão. Não completamente, mas um pouco”, concluiu Waché.