James Allison, diretor técnico da Mercedes, destacou um risco potencial para a equipe no GP da Itália de Fórmula 1, que será realizado neste próximo final de semana no circuito de Monza.
A pista de alta velocidade, que faz parte do calendário da Fórmula 1 desde o início do campeonato mundial, com exceção de 1980, foi recentemente recapeada com um novo asfalto. Allison afirmou que a nova superfície, combinada com os compostos mais macios de pneus da Pirelli, pode aumentar o risco de granulação dos pneus durante o fim de semana.
“Será um fim de semana interessante”, disse Allison. “Monza acabou de ser recapeada, então há novo asfalto por toda a pista, e com a Pirelli escolhendo trazer a gama mais macia dos pneus para esta corrida, e o novo asfalto devendo ser muito aderente, isso traz o risco de granulação. É quando o pneu adere à pista e se rasga, se rasga fisicamente em pedaços se a tensão for muito alta no pneu. Então isso será algo a ser observado.”
A Mercedes chega a Monza após um difícil GP da Holanda, onde terminou com seus carros em sétimo e oitavo. Antes da corrida na Holanda, a Mercedes estava competindo constantemente na frente do grid, vencendo três das quatro corridas realizadas antes das férias da categoria.
Na busca por recuperar sua forma, Allison acredita que a Mercedes pode ter um fim de semana competitivo em Monza. “Acho que devemos ser capazes de acertar o carro no setup”, disse ele. “Vamos descobrir com certeza se aquela atualização aerodinâmica que levamos para Zandvoort, estava nos atrapalhando ou nos ajudando. E com um pouco de sorte, apenas um fim de semana tranquilo competindo, espero por um pódio ou melhor. Mas veremos o que acontece quando formos para a pista”, finalizou o diretor da Mercedes.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Itália com o jornalista Rodrigo França.