F1: Diretor da Mercedes admite curiosidade sobre novo sistema do RB20

A Mercedes está determinada a reduzir a distância para a Red Bull na temporada 2024 da Fórmula 1. O diretor técnico da equipe, James Allison, afirmou que ‘adoraria profundamente’ descobrir o funcionamento do novo sistema de refrigeração do RB20, algo que a Mercedes ainda não decifrou.

Na apresentação do carro para 2024, a Red Bull surpreendeu o paddock da F1 ao adotar uma abordagem de design diferente nesta temporada, após o enorme sucesso do RB19, que conquistou 21 vitórias em 22 corridas no ano passado. Uma das áreas de destaque é o sistema de refrigeração do RB20, que deixa os rivais ansiosos para entender como irá funcionar na prática.

A própria Mercedes chamou a atenção com o design aplicado à asa dianteira do W15, recebendo elogios pelo uso de um ‘fio de legalidade’ para garantir que sua nova asa esteja em conformidade com os regulamentos da FIA, enquanto inova em outras áreas.

No entanto, em relação ao carro da Red Bull, Allison observou que a forma como a equipe pretende refrigerar o RB20 não parece ser ‘leve e esbelta’, e ele gostaria particularmente de descobrir as razões por trás disso.

Com o paddock da F1 sendo um centro de pesquisas fervorosas, as equipes geralmente descobrem as inovações dos rivais com o tempo, mas o período de lançamento de novos carros traz incerteza enquanto os novos designs são analisados minuciosamente.

“Bem, eu adoraria profundamente ser convidado para a garagem da Red Bull, tirar a tampa do motor e mexer nessas coisas que parecem ‘snorkels’,” disse Allison à Sky Sports F1, quando questionado sobre quais características dos novos carros o surpreenderam nesta temporada.

“Há definitivamente uma abordagem diferente sendo adotada lá, porque o que você vislumbra do sistema de refrigeração deles, definitivamente não é leve e esbelto. Então, eles estão fazendo isso por uma razão, e eu adoraria saber qual é essa razão, mas ainda não descobrimos”, acrescentou.

Apesar de soar otimista sobre as próprias expectativas, com Lewis Hamilton e George Russell acreditando que o W15 é um passo à frente em relação ao carro de 2023, Allison reconhece que a Red Bull, com sua abordagem ousada no RB20, começa a temporada como favorita para manter os títulos.

“Não acho que seja surpresa para ninguém que a Red Bull esteja na nossa frente”, disse ele. “Mas acho que vamos fazer uma boa disputa, e espero, evoluir fortemente ao longo do ano”, encerrou Allison.

A temporada de 2024 começa no Bahrein no próximo fim de semana, com treinos livres na quinta-feira, classificação na sexta-feira e o GP do Bahrein sendo realizado no sábado, 02 de março.