F1: Desempenho de Verstappen nas corridas é superior do que nas sessões de classificação?

Max Verstappen vem liderando a temporada 2024 da Fórmula 1 com folga, mas será que o desempenho nas sessões de classificação reflete toda a força da Red Bull Racing?

Embora Verstappen não tenha batido o recorde de poles em 2023, ano de amplo domínio, sempre aparecia na briga pela liderança nas corridas. Charles Leclerc, inclusive, o superou nas sessões de classificação em algumas ocasiões.

No entanto, a superioridade da Red Bull se tornava evidente quando as corridas começavam. Verstappen administrava os pneus com maestria, mantendo bom ritmo e ultrapassando rivais que sofriam com a degradação.

Exemplos disso estão na Haas de 2023. O carro era rápido na classificação por conseguir aquecer rapidamente os pneus macios, mas sofria muito nas corridas com o desgaste excessivo.

Verstappen, por outro lado, consegue extrair tempos rápidos sem castigar demasiadamente os pneus, diferentemente dos adversários que tentam persegui-lo, no que também é ajudado pelo ótimo desempenho geral do carro da Red Bull.

Com performances consistentes e um carro superior, resta saber quanto Verstappen está guardando para o resto da temporada. Sem precisar forçar ao máximo, o piloto holandês vence com tranquilidade e coloca pressão nas equipes Ferrari, Mercedes, McLaren e Aston Martin, para que desenvolvam seus carros e possam tentar competir com a Red Bull.