Damon Hill afirmou que o Lewis Hamilton deveria ter conquistado seu oitavo título no polêmico GP de Abu Dhabi em 2021, mas também sugeriu que o britânico poderia ter perdido o campeonato de 2008 para Felipe Massa. As declarações foram feitas durante sua participação no podcast High Performance.
“Aquele oitavo título que não aconteceu, talvez devesse ter acontecido”, afirmou Hill relembrando o duelo decisivo entre Hamilton e Max Verstappen em Abu Dhabi, quando os dois chegaram à última corrida do ano empatados em pontos. Após liderar a maior parte da prova, Hamilton viu o título escapar após uma controversa decisão da direção de prova. “Mas, por outro lado, talvez ele devesse ter perdido em 2008 para Felipe Massa.”
A declaração de Hill surge em meio à batalha judicial de Felipe Massa, que desde o ano passado tenta reverter o resultado do campeonato de 2008, alegando que o título foi decidido sob circunstâncias irregulares após falas de Bernie Ecclestone.
Apesar disso, Hill acredita que Hamilton ainda merece ser reconhecido como um dos maiores da história. “Mas acho que ele deveria ter vencido também em seu primeiro ano”, disse, referindo-se a 2007, quando Hamilton perdeu o título por um ponto de diferença.
Atualmente Hamilton busca seu oitavo título, o primeiro com a Ferrari. Porém, o britânico está tendo dificuldades para se adaptar à equipe italiana, e é apenas o sexto colocado no campeonato, com 63 pontos, 16 pontos atrás de seu companheiro de equipe, Charles Leclerc e 98 atrás do líder Oscar Piastri, da McLaren.