O início discreto de Lewis Hamilton na Ferrari, tem alimentado especulações sobre uma possível aposentadoria do heptacampeão ao final da temporada 2025 da Fórmula 1. No entanto, o jornalista e comentarista britânico David Croft, da Sky Sports, tratou de descartar essa possibilidade com veemência.
“Lewis estará por aqui no próximo ano. Ele não vai a lugar nenhum”, afirmou Croft durante participação no Sky F1 Show. A declaração vem em meio a uma sequência de resultados abaixo do esperado do piloto britânico, que ainda não subiu ao pódio em corridas principais pela equipe italiana, com exceção da vitória na corrida Sprint na China e o P3 também na Sprint em Miami.
Hamilton trocou a Mercedes pela Ferrari com o objetivo claro de voltar a brigar por vitórias e, quem sabe, buscar seu oitavo título na F1. No entanto, o desempenho do carro até aqui tem frustrado essas expectativas. Em Barcelona, por exemplo, ele perdeu posições na parte final da corrida e terminou fora dos cinco primeiros.
Croft apontou que um problema no carro pode ter comprometido o rendimento de Hamilton no GP da Espanha. “A Ferrari não especificou exatamente o que houve, mas de acordo com a equipe, havia um problema no stint final, o que certamente não ajudou”, disse ele. “Além disso, (Nico) Hulkenberg estava com pneus macios novos, o que fez muita diferença. Não foi surpresa ele ter passado pelo Lewis, que estava com pneus mais usados”.
O jornalista também criticou a estratégia da Ferrari por demorar para aplicar ordens de equipe. “Leclerc deveria ter ultrapassado antes. A Ferrari deixou para agir tarde demais, mesmo sabendo que os pilotos estavam em estratégias diferentes”.
Para Croft, o GP do Canadá será um divisor de águas para Hamilton. “Ele não teve ritmo na maior parte da corrida em Barcelona. Agora é voltar à prancheta e entender o que houve. Se realmente havia algo errado com o carro, isso pode servir de motivação para ele”, acrescentou.
“E acho que a próxima corrida será bem crítica para Lewis. O Canadá é uma pista em que ele se dá muito bem, que ele adora, mas se ele tiver outro final de semana ruim como foi na Espanha, aí sim teremos um problema. Mas se tem alguém capaz de virar o jogo, é o heptacampeão mundial Lewis Hamilton”, encerrou Croft.