F1: Croft acredita em domínio da Red Bull e incertezas para Alpine e Ferrari em 2024

A Alpine entra na temporada 2024 da Fórmula 1 sob um manto de dúvidas, após seu desempenho decepcionante no ano passado. A equipe caiu de um quarto lugar em 2022 para o sexto em 2023, o que gerou preocupações sobre a competitividade do carro A524, que será apresentado em 07 de fevereiro.

Para aumentar a apreensão, David Croft, comentarista da Sky Sports F1, revelou que Esteban Ocon lhe confidenciou em dezembro, que o carro da Alpine ‘está um pouco lento’ em seu estágio atual. O próprio diretor técnico da equipe, Matt Harman, afirmou que o modelo será completamente novo, indicando uma grande reformulação.

Apesar de Ocon ter dito anteriormente que a Alpine poderia replicar a ascensão meteórica da McLaren, Croft adota uma postura mais cautelosa. “Minha esperança real para este ano, é que realmente tenhamos a Mercedes um pouco mais próximo da Red Bull”, afirmou ele durante a Autosport International. “Não sei como está tudo nos bastidores, nenhuma volta foi dada ainda.”

Falando sobre o potencial das equipes para 2024, Croft coloca a Red Bull como favorita natural, após o grande domínio no ano passado, com 21 vitórias em 22 corridas e ambos os títulos. No entanto, ele vê incertezas para Ferrari e a própria Alpine.

“A Ferrari diz que seu carro será 95% diferente do ano passado. Portanto, só Deus sabe o que vamos ver da Ferrari. A Aston Martin precisa resolver o que deu errado no meio do ano passado, e voltar para onde estava no início. Mas é a McLaren que está fantástica. O renascimento deles no ano passado foi como Lázaro. Eles estavam no fundo da tabela depois de três corridas, e no final, Lando e Oscar foram os mais próximos de Max (Verstappen), o que foi mega”, disse ele.

Com a Alpine procurando se recuperar, a Mercedes apostando alto em uma boa recuperação e a McLaren mantendo o embalo, a temporada de 2024 promete ser repleta de disputas e emoção nas pistas.