F1: Cowell vê lógica em Alonso querer se aposentar no topo

O futuro de Fernando Alonso na Fórmula 1 deve depender diretamente do desempenho da Aston Martin em 2026. O bicampeão mundial afirmou que, se a equipe apresentar um carro competitivo com a nova geração de regulamentos, poderá considerar encerrar sua carreira nas pistas.

“Se as coisas forem bem, acho que é um momento muito bom para parar, porque eu tenho perseguido um carro competitivo e corridas competitivas por muitos, muitos anos, e se eu tiver isso, acho que é uma maneira muito boa de encerrar minha carreira”, afirmou Alonso. “Digamos que se formos competitivos, há mais chance de eu parar. Se não formos competitivos, será muito difícil desistir sem tentar novamente.”

A fala do espanhol repercutiu dentro da equipe britânica. O chefe da Aston Martin, Andy Cowell, comentou sobre a possibilidade de Alonso se aposentar no auge, demonstrando compreensão com a motivação do piloto. “Acho que isso está ligado a… todos nós queremos terminar no alto”, disse Cowell à imprensa.

Fernando Alonso (ESP) Aston Martin F1 Team AMR25.
Foto: XPB Images

“Ele gostaria de terminar sua carreira de piloto vencendo corridas, se saindo bem nas corridas. Então acho que é a isso que isso está ligado. Ele é uma parte enorme da equipe.”

Cowell ainda destacou o papel fundamental que Alonso tem tido no desenvolvimento do carro para 2026, especialmente com a chegada da nova parceria com a Honda: “[É] muito útil tê-lo a bordo, e Lance [Stroll] este ano e no próximo ano, fornecendo orientação sobre o que é importante para o carro de 2026, o trabalho no simulador DIL e no trabalho de configuração do carro e assim por diante”, completou. “Acho que isso remete a isso. Última corrida de Fernando, degrau mais alto do pódio — é isso que todos nós sonhamos.”

Alonso, que se prepara para iniciar sua 23ª temporada na Fórmula 1 em 2026, é o piloto mais experiente da história da categoria.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.