F1: Coulthard diz que diferencial de Newey é ser piloto amador

Adrian Newey é frequentemente apontado como um dos melhores projetistas na história da Fórmula 1. O renomado engenheiro britânico, é responsável por diversos carros campeões na categoria. O ex-piloto de F1, David Coulthard, que conhece Newey de longa data, acredita ter desvendado parte do segredo por trás do sucesso do designer.

O escocês conviveu com Newey na Williams, onde Coulthard atuou como piloto de testes, e posteriormente, na McLaren e na Red Bull Racing. Segundo Coulthard, de 53 anos, a habilidade de Newey de pensar como um piloto é um fator de extrema importância, além de também ser um piloto amador.

“Adrian não vai marcar tempos que assustem Max Verstappen, mas ele continua participando de corridas históricas, como a do GP de Mônaco este ano. Isso permite que ele entenda perfeitamente o que os pilotos sentem ao falar de saídas de traseira na aceleração ou da transição para saídas de frente na saída de curva. Além disso, Adrian já trabalhou como engenheiro de corrida, o que lhe dá uma visão completa do conjunto”, afirmou Coulthard ao Motorsport.com.

Coulthard observa que, atualmente, a maioria dos projetistas vem da engenharia, mas sem experiência como piloto na pista. Newey é uma exceção. “Acredito que isso lhe dá uma vantagem competitiva sobre outros, que talvez tenham currículos acadêmicos mais impressionantes. Adrian pode não ter o currículo acadêmico que intimida muitos engenheiros, mas isso é outro exemplo da teoria versus prática. O conhecimento prático é fundamental para alcançar um bom desempenho”, concluiu o ex-piloto.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.