A equipe Racing Bulls teve um final de semana de contrastes no GP da Emília-Romanha de Fórmula 1. O piloto Isack Hadjar conquistou o 9º lugar e marcou pontos importantes para a equipe, enquanto Liam Lawson terminou a corrida apenas em 14º, frustrado pelas intervenções dos safety cars (virtual e real).
Hadjar avaliou seu desempenho de forma positiva: “Foi um bom fim de semana aqui em Ímola e estou feliz com minha performance. Tive uma largada difícil e perdi duas posições. Isso definitivamente não nos ajudou, e sei que precisarei trabalhar nisso para melhorar. O ritmo foi forte e estou realmente satisfeito com o trabalho de gerenciamento de pneus que fizemos durante toda a corrida. Houve um momento na prova em que estávamos em P7 e pensei que levaríamos isso para casa, mas infelizmente, foi uma pena para nós quando o safety car entrou, então revisaremos tudo com a equipe para entender se poderíamos ter feito algo diferente. É bom conseguir alguns pontos. Estou orgulhoso da equipe, pois eles fizeram um trabalho muito bom. Olhando para a próxima semana, acho que correr em Mônaco sendo novato será impressionante e muito difícil, mas estou muito animado e mal posso esperar para pilotar um carro de F1 lá pela primeira vez”, concluiu.
Lawson por sua vez, expressou sua decepção com o resultado: “Estou bastante desapontado por todos, fomos prejudicados pelos safety cars hoje. Tínhamos um bom potencial e ritmo durante todo o final de semana, mas infelizmente não conseguimos mostrar isso. Foi um fim de semana difícil, mas continuarei trabalhando duro para dar a volta por cima. Estamos sempre aprendendo com o carro, e a cada fim de semana estou me acostumando mais com ele, estamos indo na direção certa. Mônaco é uma pista icônica e é minha primeira vez, estou animado para chegar lá. É muito especial e terei que me acostumar rapidamente. Estou ansioso para chegar lá e voltar direto à ação”, acrescentou.
O chefe da equipe, Laurent Mekies, destacou o bom ritmo dos carros após a introdução de atualizações: “Depois de viajar pelo mundo nos últimos três meses, foi uma experiência agradável retornar à Europa e à nossa corrida em casa. Obrigado pelo ótimo trabalho de todos em Faenza e Milton Keynes. Implementamos algumas atualizações em ambos os carros e, com a fábrica a uma curta distância, um grande número de funcionários pôde vir à pista, com assentos em nossa própria arquibancada dedicada para ver o resultado de todo o seu trabalho. É encorajador ver que as mudanças no carro proporcionaram o ritmo para nos colocar na briga na parte mais acirrada do pelotão intermediário. Embora Isack e Liam conheçam bem Ímola, nenhum dos dois havia corrido com um carro de F1 aqui antes e a pista estreita, as zebras complicadas e as caixas de brita, apresentam um verdadeiro desafio. Além disso, todos os pilotos tiveram que lidar com o desconhecido do pneu C6, o mais macio da Pirelli. No geral, o desempenho neste fim de semana foi forte, tanto na sessão de classificação quanto na corrida, com o P9 em ambos os casos para Isack. Ele fez uma corrida brilhante hoje, sendo um dos carros capazes de fazer um pit stop quase ideal. O primeiro safety car (virtual) nos ajudou um pouco, enquanto o segundo foi um dilema, pois decidimos colocar outro conjunto de pneus novos, mas ficamos presos em um trem de DRS atrás de (Carlos) Sainz e (George) Russell. Vamos levar os dois pontos e continuar trabalhando duro como equipe para continuar melhorando em todas as áreas, como temos feito no último ano. O final de semana de Liam certamente pareceu mais difícil no geral, mas podemos ver que sua velocidade está nos dados e, novamente hoje, ele teve falta de sorte com os momentos dos safety cars. Agora seguimos direto para Mônaco, um tipo de pista muito diferente, mas as lições aprendidas aqui ainda serão úteis, especialmente no que diz respeito à sessão de classificação, muitas vezes o momento chave nas ruas de Monte Carlo”, completou Mekies.