F1: Contrato impede Hamilton de participar de teste pós-temporada com a Ferrari

Lewis Hamilton não vai participar do teste pós-temporada pela Ferrari no circuito de Yas Marina, após o GP de Abu Dhabi que encerra a temporada 2024 da Fórmula 1. O chefe da Mercedes, Toto Wolff, afirmou que compromissos contratuais do piloto de 39 anos inviabilizam essa possibilidade.

Na Fórmula 1, é comum que pilotos testem por suas novas equipes após o término da temporada, como será o caso de Carlos Sainz, que irá pilotar o carro da Williams em Abu Dhabi antes de sua mudança oficial para a equipe em 2025. Contudo, o chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur, afirmou que nem sequer tentou pedir permissão à Mercedes para que Hamilton pudesse participar do teste pela equipe italiana.

“Eles têm um contrato. Por isso, nem perguntei ao Toto sobre isso”, afirmou Vasseur, em relação ao vínculo de Hamilton com a Mercedes.

De acordo com Wolff, a decisão foi tranquila e consensual entre a equipe e o piloto. Apesar de Hamilton ter questionado inicialmente a possibilidade, as atividades já planejadas pela Mercedes no encerramento da temporada, somadas às obrigações contratuais com patrocinadores, encerraram o debate.

“Fred não pediu. Acho que é diferente quando você está indo para uma equipe como a Williams, por exemplo, mas temos acordos contratuais e muitas atividades planejadas, incluindo uma despedida para Lewis”, disse Wolff.

O chefe da Mercedes reforçou ainda que Hamilton compreendeu rapidamente a situação. “Conversamos sobre isso brevemente, e ele disse: ‘Acho que isso não vai funcionar’. E foi isso. Não acho que Fred esteja particularmente desapontado”, completou Wolff.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.