A Fórmula 1 iniciou as atividades da nona etapa da temporada 2025 nesta sexta-feira (30) com os treinos livres para o GP da Espanha, em Barcelona. O dia foi marcado por uma McLaren dominante, Mercedes encorajadora, Red Bull equilibrada, e desafios para Ferrari, Sauber e outras equipes do pelotão intermediário. Após o TL1 e o TL2, os pilotos fizeram um balanço da sexta-feira quente e exigente no circuito de Barcelona-Catalunha.
A McLaren começou forte, com Lando Norris liderando o TL1 e Oscar Piastri fechando o dia na frente no TL2. Piastri reconheceu que o desempenho foi positivo, mas manteve os pés no chão. “Foi um dia de altos e baixos, mas acho que encerramos bem. As condições estão complicadas com esse calor, o que deve deixar tudo mais interessante amanhã. Nossos rivais estão rápidos, então acho que a classificação será bastante apertada.”
Norris também elogiou o carro: “Foi uma sexta-feira razoável, o carro estava bom no geral. Testamos algumas coisas no TL2, o que foi útil, e acho que temos uma boa direção a seguir para amanhã.”
Na Mercedes, George Russell se destacou no TL2, ficando próximo do tempo de Piastri. “Foi bom estar de volta a Barcelona, uma pista sempre prazerosa de guiar. Nossas voltas de classificação pareceram decentes na segunda sessão. No entanto, no ritmo de corrida, estamos um pouco atrás. Experimentamos abordagens diferentes entre os carros, o que nos deu dados valiosos. Estou confiante de que podemos dar um passo adiante amanhã.”
Kimi Antonelli teve dificuldades no TL1, mas melhorou consideravelmente no TL2. “Sofri com quicadas nas curvas de alta no início, mas tudo começou a se encaixar depois. Estamos fazendo progressos e espero que possamos ser competitivos no fim de semana.”
Pela Red Bull, Max Verstappen foi consistente nas duas sessões. “Foi uma sexta-feira razoável. Me senti mais confortável com o carro, embora ainda não estejamos onde queremos. Barcelona sempre exige muito dos pneus, mas há sinais positivos. Vamos seguir trabalhando.”
Yuki Tsunoda, por outro lado, teve dificuldades com o acerto. “Foi um dia complicado. Evoluímos entre o TL1 e o TL2, mas o desempenho ainda está aquém do esperado. Precisamos entender melhor onde está o problema.”
A Ferrari enfrentou uma sexta-feira desafiadora. Charles Leclerc reconheceu que o calor atrapalhou: “A pista estava muito quente e isso compromete a aderência. Mas o dia foi mais positivo do que esperávamos. Ainda há desempenho a ser extraído do carro.”
Lewis Hamilton teve uma queda significativa no TL2. “O carro estava difícil de guiar, fizemos mudanças que nos deram uma direção para seguir, mas temos muito trabalho a fazer esta noite.”
Na Aston Martin, Fernando Alonso enfrentou perda de potência com os compostos macios no TL1, mas teve uma sessão tranquila à tarde. “O carro parece similar aos últimos eventos. Foi uma sexta-feira normal e foi ótimo ver o apoio dos fãs.”
Lance Stroll também comentou: “Conseguimos voltas boas e aprendemos algumas coisas, mas há áreas que precisamos analisar para melhorar.”
A Racing Bulls continuou o bom desempenho visto em Mônaco. Isack Hadjar se mostrou otimista: “Ainda não estamos com o equilíbrio ideal, mas há potencial. Estar entre os 10 mais é um bom sinal.”
Liam Lawson também ficou satisfeito: “Foi um começo positivo. Vamos trabalhar para melhorar, mas estamos em uma boa posição.”
Na Alpine, Pierre Gasly mostrou boa forma. “Melhoramos bastante do TL1 para o TL2. O carro está mais estável e queremos dar mais um passo amanhã.”
Franco Colapinto enfrentou dificuldades. “Foi uma sexta-feira complicada. Não encontrei equilíbrio no carro, especialmente com os compostos mais duros. Vamos tentar melhorar no TL3.”
A Sauber viu Nico Hülkenberg próximo do top 10 com o novo pacote aerodinâmico. “O carro melhorou, o equilíbrio está melhor, e os dados foram promissores. A disputa está muito apertada, todo décimo conta.”
Gabriel Bortoleto não utilizou as atualizações e completou boa quilometragem. “Concluímos todo o programa sem problemas. O novo pacote parece promissor. Espero que possamos extrair mais desempenho amanhã.”
Na Haas, Oliver Bearman começou bem no TL1, mas cometeu um erro no TL2. “O carro perdeu equilíbrio nas curvas de alta e acabei saindo da pista. Vamos tentar melhorar a previsibilidade para sábado.”
Esteban Ocon, que só participou do TL2, comentou: “Tivemos problemas de equilíbrio e aderência. Ainda há muito a entender.”
Ryo Hirakawa participou do TL1. “Foi difícil com o calor e os freios, mas me senti melhor comparado à estreia. Estou evoluindo.”
Por fim, a Pirelli destacou a alta degradação térmica e a tendência para uma corrida de duas paradas, com uso de pneus médios e macios. “A pista evoluiu cerca de um segundo entre as sessões. O desgaste é elevado, especialmente no pneu dianteiro esquerdo. A estratégia de domingo deve ser similar à de 2024.”
Com o TL3 neste sábado às 7h30 e a classificação às 11h00 (horários de Brasília), as equipes ainda terão tempo para ajustes. A expectativa é de uma briga acirrada pela pole no GP da Espanha 2025.