F1: Como está a classificação do mundial? Descubra a ordem dos pilotos e equipes antes do GP do Catar

O Grande Prêmio do Catar, a 17ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, será realizado neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de outubro, no tradicional Internacional de Losail.

Max Verstappen conquistou o Grande Prêmio do Japão em Suzuka, assegurando o sexto título da Red Bull Racing na Fórmula 1. Lando Norris e Oscar Piastri, ambos da McLaren, alcançaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente. A corrida foi caracterizada por diversos incidentes, envolvendo colisões entre Lewis Hamilton e Sergio Perez e entre Valtteri Bottas e Alexander Albon, levando a danos e penalizações. Cinco pilotos, incluindo Perez, Bottas, Lance Stroll, Logan Sargeant e Albon, abandonaram a corrida. Hamilton finalizou em quinto lugar, após várias disputas com George Russell, seu companheiro de equipe.

Com a vitória em Suzuka, Verstappen lidera o mundial com 400 pontos, enquanto Perez se manteve na segunda posição com 223 pontos. Depois do bom desempenho no Japão Lewis Hamilton foi a 190 pontos, 16 à frente de Fernando Alonso. Antes de Suzuka, Alonso tinha 10 pontos de desvantagem para o quarto colocado Hamilton.

Carlos Sainz manteve a P5 e foi a 150 pontos, e a vantagem que era de 19 caiu para 15 com relação ao seu companheiro de equipe Charles Leclerc (135). Leclerc, por sua vez, detinha dois pontos de vantagem para o sétimo colocado George Russell antes do GP do Japão; agora são 20 pontos. Russell também perdeu a P7 para Lando Norris, da McLaren, depois do pódio do compatriota.

Norris é o sétimo colocado, mas agora com 115 pontos – mesma pontuação de Russell. Lance Stroll caiu da P9 para P10, ainda com 47 pontos, depois do primeiro pódio da carreira de Piastri. Giastri agora ocupa a oitava posição com 57 pontos. Pierre Gasly foi a 46 pontos, na P11, e abriu oito pontos de vantagem para seu companheiro de equipe na Alpine Esteban Ocon – que era o P11, mas caiu para a P12 depois da corrida apagada em Suzuka.

No que diz respeito às equipes, a Red Bull conquistou o título da temporada 2023 nos construtores com a vitória de Verstappen no GP do Japão. A equipe foi a 623 pontos. A Mercedes é a segunda força com 305 pontos, à frente da Ferrari (285). A Aston Martin é a quarta colocada e se mantém com 221 pontos. A McLaren vem logo em seguida, com 172.

A Alpine (84 pontos) se manteve como a sexta força da temporada, seguida pela Williams com 21. A Haas ocupa a oitava posição com 12 pontos. A Alfa Romeo está dois pontos atrás com 10. Completando a classificação das equipes, a AlphaTauri ainda está na última posição com cinco pontos.