F1: Como está a classificação do mundial? Descubra a ordem dos pilotos e equipes antes do GP de São Paulo

A temporada 2023 da Fórmula 1 chega em sua 20ª etapa neste fim de semana, em Interlagos, para o fim de semana sprint do Grande Prêmio de São Paulo, no Brasil.

Max Verstappen garantiu o título antecipado no Catar e a Red Bull também sagrou-se campeã entre os construtores uma corrida depois, no Japão. A equipe austríaca vem de vitória com Verstappen no México, enquanto seu companheiro de equipe Sergio Perez teve um fim de semana decepcionante na frente de sua torcida e não passou da primeira curva depois de uma colisão com Charles Leclerc.

Com o novo fracasso do mexicano, Lewis Hamilton está apenas 20 pontos atrás do piloto da Red Bull na briga pelo vice-campeonato.O piloto da Mercedes superou Leclerc no México e subiu ao pódio na segunda posição. O monegasco completou o pódio para a Ferrari em terceiro.

Verstappen tem 491 pontos, seguido por Perez com 240. Hamilton tem 220, seguido por Carlos Sainz e Fernando Alonso empatados com 183. Sainz é o quarto colocado pelos critérios de desempate. Lando Norris tem 169 pontos na quinta posição, três a mais que Leclerc (166). George Russell tem 151 pontos e é o sétimo colocado. Oscar Piastri (87) e Pierre Gasly (56) completam os dez primeiros colocados.

Entre os construtores, a Red Bull lidera tranquilamente com 731 pontos. A Mercedes tem 371 na segunda posição, seguida pela Ferrari com 349. A McLaren é a quarta força do grid com 256 pontos, 20 à frente da Aston Martin (236). Alpine está mais distante com 101 pontos na sexta posição. Williams (28), AlphaTauri (16), Alfa Romeo (16) e Haas (12) completam, respectivamente, a ordem de classificação entre as equipes.

Várias disputas marcam o GP de São Paulo de 2023. Hamilton pode sair na vice-liderança da temporada, enquanto mais pontos são distribuídos no fim de semana da sprint. Sainz e Alonso disputam ponto a ponto a quarta posição entre os pilotos. Leclerc está apenas três pontos atrás de Norris depois da boa performance no México. Entre as equipes, McLaren e Aston Martin ainda brigam para ver quem será a quarta força da temporada, e a Ferrari tem esperanças de se aproximar da Mercedes pelo vice-campeonato.

O F1Mania.net estará in loco com Gabriel Gavinelli, Nathalia de Vivo e Victor Berto, direto de Interlagos, com todas as informações do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.