F1: Comissários da FIA explicam punição de Hamilton em Mônaco

Lewis Hamilton não teve um dia fácil em Mônaco. O piloto britânico bateu no treino livre e, na classificação para o Grande Prêmio de Fórmula 1, ele foi punido com três posições no grid por atrapalhar a volta rápida de Max Verstappen, da Red Bull.

O piloto da Ferrari tinha terminado em 4º, mas caiu para 7º após “bloquear” Verstappen no Q1 da classificação, enquanto o holandês vinha em volta rápida.

Após analisarem a situação, os comissários da FIA concluíram que Hamilton realmente entrou no traçado de Verstappen, fazendo o piloto da Red Bull ter que abortar a volta.

Apesar disso, os comissários reconheceram que Hamilton não teve culpa total. A Ferrari mandou uma informação errada pelo rádio, dizendo que Verstappen estava desacelerando, quando na verdade ele estava em sua volta rápida.

“O carro 1 se aproximava do carro 44 em uma volta rápida. Primeiro, a equipe informou ao piloto do carro 44 que o carro 1 estava em volta rápida. Em seguida, enviaram outra mensagem dizendo que o carro 1 estava ‘desacelerando’, quando na verdade o carro 1 estava sempre em volta rápida. Isso fez com que o carro 44 acelerasse e entrasse no traçado ideal do carro 1 ao entrar na Curva 3. O carro 1 teve que reagir ao carro 44 se movendo para o traçado, o que o obrigou a sair da linha ideal e abortar a volta rápida. Analisamos cuidadosamente o traçado usado pelo carro 1 nas voltas anteriores nesse mesmo trecho e determinamos que o carro 44 realmente entrou na linha usada pelo carro 1. Isso deixou claro que houve impedimento.”

Mesmo com a confusão causada pela equipe, os comissários disseram que isso não é suficiente para cancelar a punição:

“O piloto do carro 44 demonstrou insatisfação com a mensagem incorreta da equipe logo após o incidente. Durante a audiência, o piloto do carro 44 aceitou que a mensagem errada da equipe levou ao incidente. Como em casos anteriores em que um piloto recebeu informação incorreta ou incompleta e acabou atrapalhando outro carro, o fato da mensagem de rádio ter causado o impedimento não é considerado um fator atenuante.”

O F1MANIA.NET acompanha o GP de Mônaco ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente