Recentemente, a FIA fez mudanças na regra do Código Esportivo internacional, permitindo que os comissários suspendam punições em casos leves e específicos na Fórmula 1.
A partir de agora, os comissários terão a opção de suspender totalmente uma penalidade para certos tipos de infração, desde que seja a primeira ocorrência por parte do piloto ou da equipe.
Garry Connelly, presidente dos comissários da Fórmula 1 e membro do Conselho Mundial de Automobilismo, disse em comunicado da FIA que aprovou a mudança.
“Gostaria de agradecer ao presidente da FIA por sua liderança ao iniciar a revisão na regra do Código Esportivo internacional. A versão revisada garantirá que os comissários tenha uma diretrizes eficazes para ajudá-los a diferenciar questões dentro e fora da pista.”
Connelly também destacou que os comissários ainda terão total liberdade pra avaliar o contexto de cada caso: “Estou satisfeito que os comissários continuarão com total discricionariedade para garantir que uma punição seja aplicada de forma justa em uma situação específica, considerando as circunstâncias do piloto envolvido.”
“Essas mudanças vão garantir que o automobilismo possa ser apreciado por fãs de todas as idades que continuarão ajudando a expandir o esporte mundialmente,” completou.
Ronan Morgan, presidente do Comitê de Pilotos da FIA, também comentou sobre o assunto: “Os pilotos são vistos como modelos por fãs mais jovens e embaixadores do automobilismo. A forma como agem realmente importa, mas é importante reconhecer que existe uma diferença entre o que é dito durante a corrida e o que é dito em uma coletiva de imprensa.”
“As mudanças de hoje fortalecem ainda mais o Código Esportivo Internacional da FIA, apoiando nossos pilotos ao compreender as pressões que enfrentam durante a competição,” concluiu.