F1: Com novo impulso financeiro, Komatsu revela como a Haas vai utilizar recursos

Ayao Komatsu compartilha visão para o futuro da equipe, destacando a importância do uso eficiente dos recursos

O chefe da Haas, Ayao Komatsu, afirma que o proprietário Gene Haas está preparado para alocar mais fundos para a equipe de Fórmula 1, contanto que seja utilizado de maneira responsável.

Komatsu assegurou que Haas lhe disse desde sua nomeação como Diretor da Equipe na véspera da temporada atual que está disposto a fornecer uma injeção de dinheiro.

No entanto, ele também pediu um uso responsável para evitar desperdícios desnecessários e Komatsu admite que se sente responsável por alcançar o uso sustentável do dinheiro.

“Fui nomeado oficialmente em 10 de janeiro, certo? A mensagem de Gene desde o primeiro dia foi absolutamente clara: ele disse que tem dinheiro, está pronto para investir,” disse o japonês. “Mas temos que mostrar a ele que podemos usar o dinheiro de maneira responsável, eficiente,” Komatsu disse à Autosport.

“Ele não quer ver o desperdício. Há uma razão para ele ser bilionário, certo? Ele não gosta de desperdiçar dinheiro, certo?

“Então, quando olhei para isso, então há tantas áreas que podemos melhorar. Então é por isso que eu não estava muito preocupado com sua mensagem inicial: ‘Vamos lá, vocês precisam me mostrar que estão usando meu dinheiro de maneira responsável, então chegam a uma certa posição, então penso no investimento'”.

Komatsu explicou que as novas contratações e a encomenda de um novo motorhome para melhorar a infraestrutura da equipe mostram que Haas está pronto para investir quando necessário.

“Mas eu sei por um fato que ele realmente investirá quando chegarmos a essa etapa [um uso responsável do dinheiro]. E já encomendou um novo motorhome para o próximo ano, o que não é um pequeno investimento. Então estamos fazendo isso,” disse Komatsu.

“E também estamos agora recrutando de forma razoável – do nosso tamanho de pessoas, uma parte decente de novos recrutamentos é aprovada. Então sim, Gene está agora agindo conforme me disse. Então não estou preocupado que ele não vá investir. Ele investirá. Mas temos que fazer nossa parte, que é usar seu dinheiro de maneira responsável.”

Komatsu também esclareceu que o acordo para construir um novo motorhome estava em vigor antes do início positivo da equipe de Kannapolis na temporada de 2024.

Enquanto a Haas deve esperar até o final da temporada para ver os novos contratados chegarem, Komatsu garantiu que a equipe americana não desperdiçará o período intermediário.

A Haas entregou algumas atualizações de desempenho nas primeiras quatro rodadas da campanha e planeja introduzir novos desenvolvimentos para aprimorar seu carro VF-24.

“Mesmo se aumentarmos o número de pessoas agora, sabe, antes das pessoas se juntarem, vai ser mais seis meses, certo?” ele disse.

“Então estamos realmente focados apenas nas coisas que podemos controlar, que é o que temos.

“Como podemos fazer isso da maneira mais eficiente? E então tentamos, digamos, definir as atualizações de uma maneira que possamos trazê-las mais cedo, mais do que tarde.”