Gian Carlo Minardi, o Presidente do circuito de Ímola, revelou os planos do circuito para sediar uma corrida extra de Fórmula 1 em 2026, como uma resposta ao cancelamento do GP da Emilia Romagna de 2023.
Devido às chuvas intensas e alagamentos na região de Emilia-Romagna, na Itália, durante a semana que antecedeu o evento, o fim de semana de corrida precisou ser cancelado. Minardi falou ao RacingNews365 sobre os desafios causados pelas fortes enchentes: “Nós tivemos muita sorte de que o circuito não sofreu danos, mas infelizmente o mesmo não pode ser dito para o resto da região. Em cidades como Faenza, houve danos significativos que afetaram a população local.”
Minardi ressaltou os esforços para ajudar as pessoas afetadas pela situação: “Imediatamente procuramos oferecer apoio durante aquele período, através de várias fundações que temos e com o apoio de pessoas envolvidas no automobilismo. Juntos, pudemos ajudar muitas pessoas na região. A recuperação ainda está em andamento, já que muitos negócios ainda não conseguiram se reerguer após os danos sofridos.”
A Fórmula 1 retornou ao Autodromo Enzo e Dino Ferrari em 2020, após um intervalo de 14 anos, como parte de um evento especial no calendário impactado pela COVID-19. Desde então, o Grande Prêmio da Emilia Romagna continuou no calendário, substituindo o GP da China em 2021 e 2022, sendo antecipado para abril.
Mesmo com o contrato já estabelecido até 2025 para sediar uma corrida da F1, Minardi espera uma extensão de um ano no contrato atual, para compensar o cancelamento de 2023: “Estamos buscando também a realização de uma corrida adicional no futuro. Nosso atual contrato vai até 2025, mas temos o desejo de organizar o GP também em 2026. Isso permitiria contribuir ainda mais para a região, uma vez que a corrida traz consideráveis benefícios financeiros para a área, onde o ‘Vale do Motor Italiano’ também tem uma forte presença.”
Minardi também destacou o movimentado futuro para o circuito: “O próximo ano será excepcionalmente movimentado para nós, com a realização do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) em nosso circuito. Já estamos trabalhando intensamente para as corridas que acontecerão em nosso circuito durante esse período”, finalizou.