O GP da Austrália de Fórmula 1 pode ser fortemente impactado pelo mau tempo neste domingo (16). Depois de um fim de semana com temperaturas agradáveis em Albert Park, a previsão indica uma reviravolta climática, com chuvas intensas e possibilidade de tempestades elétricas durante o dia da corrida.
Desde o início da semana, a ameaça de tempo chuvoso para a prova vem crescendo, e agora os prognósticos apontam que a corrida deve ocorrer sob condições totalmente molhadas. Segundo as previsões meteorológicas, tempestades podem atingir Melbourne já às 8h no horário local, várias horas antes da largada.
Ao longo do dia, a temperatura também cairá consideravelmente. A expectativa é de que os termômetros marquem 23°C pela manhã, mas que o clima fique mais frio conforme a chuva avança, chegando a 14°C no momento previsto para a largada, às 15h no horário local (1h da madrugada de sábado para domingo no Brasil, GMT -3).
Além disso, um vento moderado a forte, vindo do sudoeste, deve soprar ao longo do dia, enquanto o volume de chuva pode ultrapassar 20 milímetros, deixando a pista extremamente molhada e desafiadora para os pilotos.
Diante dessa previsão, a Fórmula 1 ainda avalia a possibilidade de adiantar o horário da corrida para evitar o pior da tempestade. Esse tipo de decisão já teve precedente no passado recente: no ano passado, o GP de São Paulo foi adiantado devido a previsões de forte chuva, garantindo que a prova ocorresse em condições mais seguras.
Caso a chuva realmente se confirme, a corrida pode se tornar uma verdadeira loteria, favorecendo pilotos com maior habilidade em condições adversas e aumentando o risco de incidentes e intervenções do safety car. O F1MANIA.NET acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL, trazendo todas as atualizações sobre o possível impacto da chuva no GP da Austrália.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.