A Williams vive um início difícil na temporada 2026 da Fórmula 1, mas garante que Carlos Sainz e Alex Albon seguem totalmente comprometidos com o projeto da equipe. Antes do GP da Áustria, o chefe da equipe, James Vowles, afirmou que não vê qualquer risco de perder seus dois pilotos.
Depois de terminar o campeonato de construtores na quinta posição no ano passado, a equipe de Grove ainda não conseguiu repetir o desempenho com o novo regulamento técnico. Com apenas onze pontos somados após sete etapas, a Williams ocupa a oitava colocação no campeonato e chegou ao Red Bull Ring sem atualizações para o carro.
Mesmo diante desse cenário, Vowles assegurou que tanto Sainz quanto Albon, continuam confiantes no trabalho desenvolvido pela equipe: “Eles estão tranquilos. Posso responder à pergunta que vocês estão fazendo, que é se existe algum risco. Estou muito confortável com a situação em que estamos com Alex e Carlos”, afirmou.
O dirigente destacou que o principal objetivo da Williams, é demonstrar evolução em desempenho ao longo da temporada: “Nosso trabalho, independentemente de Alex e Carlos, mas olhando para o quadro geral, é desenvolver este carro e provar para nós mesmos que temos capacidade de dar um passo significativo em relação aos nossos adversários. Esse é o objetivo. Eles querem exatamente o mesmo resultado que nós buscamos. Estamos entregando desempenho, evoluindo e continuando nessa direção?”, disse ele.

Vowles também lembrou as dificuldades enfrentadas ainda na pré-temporada, quando a Williams perdeu o shakedown privado em Barcelona, em meio a rumores de que o FW48 estava muito acima do peso. Segundo ele, os problemas vividos naquele período serviram de aprendizado para a equipe: “Sobre isso, estou muito confiante de que nunca mais acontecerá. É por isso que estou aqui tranquilo e confiante com tudo o que foi feito”, acrescentou.
O chefe da Williams reforçou ainda que não tem dúvidas sobre o comprometimento de seus pilotos com o projeto de longo prazo: “Carlos falou sobre isso ontem, Alex também comentou na entrevista coletiva da semana passada. Eles estão confortáveis com a situação. Querem fazer parte dessa jornada conosco. Precisamos dar alguns passos, só isso”, completou.
Na pista, porém, a sexta-feira em Spielberg foi discreta para a Williams. Tanto Sainz quanto Albon terminaram fora do grupo dos quinze primeiros colocados nas duas sessões de treinos livres, mantendo o desafio da equipe para o restante do final de semana do GP da Áustria.
