F1: Chefe da RB rebate Brown sobre modelo de “time B”

Laurent Mekies, chefe da equipe RB (ex-AlphaTauri), rebateu as críticas de Zak Brown, CEO da McLaren, sobre a suposta condição de ‘equipe B’ da Red Bull Racing. Brown vem pedindo o fim da propriedade de múltiplas equipes na Fórmula 1, vendo a relação entre Red Bull Racing e RB como sendo anticompetitiva.

A RB passou por uma reformulação em 2024 e agora utiliza o máximo permitido de peças da Red Bull dentro do regulamento. A equipe vem de uma temporada 2023 sem brilho, enquanto a Red Bull vem dominando amplamente a categoria.

Mekies defende a legalidade da parceria: “É preto no branco. As regras são claras, e nós operamos 1.000% dentro delas. Podemos estar em Milton Keynes, Faenza ou no Japão, é exatamente a mesma coisa.”

“A aerodinâmica é uma área que cada equipe precisa desenvolver sozinha, e é isso que estamos fazendo. Somos competitivos, estamos 100% de acordo com o regulamento, não há nenhum desperdício de energia fora desse contexto”, acrescentou.

Já foi anunciado que a RB também dividirá seus trabalhos entre fábricas na Itália (Faenza) e no Reino Unido (Bicester e perto de Milton Keynes). Além disso, a equipe vem se reforçando com contratações importantes, como Alan Permane (diretor de pista) e Tim Goss (diretor técnico).

Mekies enxerga a necessidade de mais investimentos para a RB brigar por melhores colocações: “Temos um talento incrível em Faenza e Bicester. Se queremos dar um passo em competitividade, precisamos reforçar nossa equipe. É infraestrutura, ferramentas, mas também é injeção de habilidades, porque nossos concorrentes são maiores.”

“Estamos contratando e reforçando a equipe em todos os níveis. Vocês viram as contratações recentes, e é um sinal fantástico atrair figuras renomadas de equipes top. Isso mostra a seriedade do projeto”, disse ele.

“Sim, é um benefício adicional contratar pessoas com experiência de vitórias. A mentalidade de uma equipe que luta por vitórias é ainda mais afiada, e tentamos injetar esse pensamento. Temos sorte de ter essa mentalidade vitoriosa com nossos pilotos, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, e com algumas das contratações que estamos fazendo agora”, encerrou Mekies.