F1: Chefe da Pirelli fala sobre estratégias de pit stops no Bahrein

A Pirelli, fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1, prevê que o GP do Bahrain, que abre a temporada 2024 neste sábado, seja uma corrida estratégica, com as equipes optando por duas ou três paradas nos boxes para troca de pneus.

O circuito de Sakhir é conhecido por ser exigente com os pneus devido ao asfalto abrasivo, e que não é reasfaltado desde a inauguração da pista em 2004, e às zonas de alta tração que castigam os compostos.

Por conta disso, a Pirelli selecionou os pneus mais duros de sua gama para o GP do Bahrain: C1 (duro), C2 (médio), e C3 (macio).

Durante os treinos, a maioria das equipes optou por trechos com o pneu macio e o duro, descartando o médio como opção viável para a corrida. Com a alta degradação dos pneus, o GP do Bahrain tende a ter um número elevado de pit stops.

Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli, acredita que a diferença de tempo entre as estratégias de duas e três paradas seja mínima. “Em teoria, a estratégia de três paradas não está longe da de duas paradas, o tempo total de corrida pode ser o mesmo”, disse ele.

“Ninguém quer tentar uma parada apenas e correr o risco de um problema, mas o tempo total entre as duas e três paradas é bem próximo. A estratégia de uma parada é bem mais lenta, cerca de sete a oito segundos a menos por volta que a de duas paradas.”

Isola ainda sugeriu a melhor estratégia para três paradas que seria: Macio-duro-macio-macio. “Com um carro mais leve, é melhor para administrar o desgaste traseiro. No final da corrida, com o carro mais leve e a pista em melhores condições, o pneu macio se degrada menos”, afirmou.

O diretor da Pirelli também comentou sobre a estratégia de começar com o pneu duro. “Se você largar na frente com o duro, há chances de ultrapassagem, mas depois começa a perder posições. É uma opção para quem larga atrás, pois começa com um composto mais lento, mas consistente. Mas largar na frente com os macios não é a melhor abordagem, na minha opinião”, finalizou Isola.