F1: Chefe da Aston Martin reconhece dificuldades, mas aposta em evolução do AMR25

A Aston Martin reconhece um início de temporada abaixo do esperado em 2025, mas garante que o trabalho intenso nos bastidores está pavimentando o caminho para uma recuperação ainda neste ano, e principalmente, para o sucesso nos próximos campeonatos. Às vésperas do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1 em Ímola, o CEO e chefe de equipe Andy Cowell fez um balanço do momento atual e detalhou os planos da equipe.

“Não podemos negar que foi um primeiro trimestre difícil. A performance bruta do carro está aquém do que queremos”, afirmou Cowell. “Mas aprendemos muito, não só sobre o carro, mas sobre toda a organização. Identificamos áreas a melhorar. Algumas são soluções rápidas, outras exigem tempo, esforço e determinação.”

Para o dirigente, os desafios estão servindo como motor de desenvolvimento. “Quando não se está vencendo, você se debruça sobre cada detalhe. Isso traz resultados no médio e longo prazo. Queremos operar de forma mais eficaz e detalhista dentro do AMR Technology Campus, sem adicionar burocracia.”

A equipe está adotando uma grande abordagem na análise de dados, cruzando informações do túnel de vento, CFD, modelos de pneus e simuladores para encontrar soluções. “Estamos investigando tudo de forma minuciosa. Se melhorarmos 1%, já estaremos na disputa por troféus, é esse o nível de competitividade da F1”, afirmou Cowell.

O dirigente também destacou que os métodos adotados agora devem gerar frutos duradouros. “As técnicas que estamos desenvolvendo para o carro de 2025 vão servir como base para o projeto de 2026 e também para os anos seguintes. Melhorias nas ferramentas, métodos e organização vão nos dar confiança nas próximas regulamentações”, acrescentou.

Para Ímola, a Aston Martin levará uma nova especificação de assoalho e parte superior da carroceria. “Com os regulamentos atuais, o assoalho é o maior gerador de downforce. O novo pacote deve melhorar a carga aerodinâmica e sua consistência ao longo da volta”, explicou Cowell. Um dos carros usará o novo pacote desde o início do fim de semana, enquanto o outro manterá a versão anterior, permitindo comparações diretas.

Outro trunfo recente da equipe é o novo túnel de vento, já em operação no AMR Technology Campus. “Usamos o túnel para finalizar o pacote de atualizações para Ímola. É uma ferramenta altamente sofisticada, e agora temos a empolgante tarefa de extrair todo o seu potencial”, concluiu Cowell.

🎥 Vídeos mais recente