A Aston Martin revelou que o trabalho inicial de Adrian Newey na equipe será dividido entre o desenvolvimento do carro de 2025 e a preparação para as novas regras da Fórmula 1 que entrarão em vigor em 2026. Newey, que agora ocupa o cargo de Diretor Técnico Gerente da Aston Martin, é visto como a peça-chave para transformar a equipe em uma concorrente ao título no campeonato.
Depois de anunciar a contratação de Newey em outubro passado, a Aston Martin iniciou o processo de integração do renomado projtista, que possui um histórico de sucesso com carros vencedores de 26 títulos na F1. A equipe de Silverstone espera que a experiência de Newey, especialmente em mudanças de regulamento, impulsione seu desempenho.
Com a iminente mudança nas regras técnicas em 2026, a chegada de Newey coincide com a transição do grupo de conceito da Aston Martin para o projeto do carro de 2026. No entanto, o chefe da equipe, Andy Cowell, destacou que o expertise de Newey também será utilizado no AMR25, o carro de 2025.
“Todos estão super animados para trabalhar com Adrian”, disse Cowell. “Seu histórico fala por si. Estamos ansiosos para recebê-lo, fazer uma indução para um novo funcionário, que pode ser um pouco diferente. E começar a trabalhar para apresentá-lo aos principais técnicos da nossa empresa, mostrando-lhe as ferramentas de engenharia do carro, e depois começar a criar um carro de 2026 e ajudar nas melhorias em 2025.”
Cowell também expressou confiança na rápida adaptação de Newey à nova estrutura da equipe, que passou por uma reestruturação recente. “Tenho certeza de que ele entenderá o terreno muito mais rápido do que eu”, afirmou.
Além disso, Cowell afirmou que o escritório de Newey no campus renovado da Aston Martin em Silverstone já está preparado, incluindo sua famosa mesa de desenho. “Eu poderia mostrar uma foto, mas há muitos de vocês para ver a imagem no meu telefone”, brincou Cowell. “Então sim, seu escritório está pronto. A mesa de desenho está lá”, finalizou rindo.