F1: Chefe da Aston Martin afirma que Newey já impacta desenvolvimento para 2026

A Aston Martin revelou que já está colhendo os frutos da chegada de Adrian Newey, que assumiu o cargo de Diretor Técnico Gerente. Andy Cowell, CEO e chefe da equipe, destacou o impacto imediato do renomado projetista no desenvolvimento do carro para a temporada 2026 da Fórmula 1.

Newey, que iniciou suas atividades na sede da Aston Martin em Silverstone no dia 03 de março, está focado em impulsionar o projeto do carro para a temporada de 2026, quando novas regulamentações entrarão em vigor na categoria. Cowell, em declarações a jornalistas, afirmou que apesar de estar na equipe há apenas dez dias, Newey já está causando um impacto significativo.

“Adrian está conosco há dez dias, eu acho. Seu primeiro dia foi muito discreto”, disse Cowell. “Ele é um engenheiro, entrou, está analisando os regulamentos de 2026, entendendo esses regulamentos, entrando nos detalhes do trabalho que temos feito, entendendo isso, contribuindo com ideias, usando a mesa de desenho.”

Cowell destacou a vasta experiência de Newey na Fórmula 1, dizendo que o projetista já identificou áreas de melhoria no desenvolvimento do carro de 2026. “Sua experiência é vasta, sua fome é enorme. E são conversas maravilhosas sobre como fazer carros de corrida rápidos e os compromissos que você precisa fazer, as trocas que você precisa fazer, e construir bons relacionamentos de trabalho com os engenheiros que têm impulsionado o conceito até agora.”

O chefe da Aston Martin afirmou que Newey já apontou áreas onde a equipe pode avançar. “Já há algumas áreas, estou sorrindo para mim mesmo, não vou dar os detalhes, porque não quero que nossos adversários saibam, mas há algumas áreas onde ele já está dizendo: ‘Podemos apenas empurrar isso nessa direção? Podemos apenas fazer aquilo?’ E os engenheiros e mecânicos estão olhando para isso e dizendo: ‘Sim, ok, vamos tentar fazer isso’, e acho que esse é o efeito Adrian”, acrescentou.

Com o foco total em 2026, Cowell revelou que Newey tem dedicado seu tempo a desenhar layouts para o carro da próxima temporada. Além disso, o projetista está utilizando sua famosa mesa de desenho, uma técnica que, segundo Cowell, facilita a comunicação de ideias e a colaboração entre os engenheiros. “É uma mesa de desenho, acho que é CAD, e é pegar pensamentos criativos em 3D que estão em sua cabeça e comunicá-los aos colegas. É um grande time de pessoas. O mundo do desenvolvimento aerodinâmico não é apenas uma pessoa, é esse grupo de pessoas se comunicando”, finalizou Cowell.

O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.