F1: CEO da McLaren critica Red Bull por atitudes com Tsunoda

Zak Brown, CEO da McLaren, criticou a Red Bull Racing por suas ‘escolhas estranhas’ de pilotos, se referindo à decisão da equipe de não promover Yuki Tsunoda para a equipe principal.

Tsunoda está em sua quinta temporada com a equipe satélite da Red Bull, a Racing Bulls, e mais uma vez foi preterido para uma vaga na equipe principal. Uma vaga se abriu ao lado de Max Verstappen com a demissão de Sergio Perez após a temporada 2024 da Fórmula 1, mas Liam Lawson foi promovido em vez de seu então companheiro de equipe japonês na Racing Bulls.

Laurent Mekies, chefe da Racing Bulls, elogiou a reação positiva de Tsunoda à omissão, que foi demonstrada na etapa de abertura da temporada, onde ele se classificou entre os cinco primeiros. Isso significava que Tsunoda era o segundo piloto apoiado pela Red Bull com melhor desempenho no grid, atrás de Verstappen, já que a corrida cheia de erros de Lawson o eliminou no Q1.

Brown, aproveitando a oportunidade para alfinetar uma equipe concorrente da McLaren, classificou a decisão da Red Bull de nomear Lawson em vez do mais experiente Tsunoda como ‘estranha’. “Acho que será um ano muito emocionante”, disse Brown à Sky Sports no final de semana em Melbourne. “Yuki fez um ótimo trabalho, provavelmente o cara que deveria estar na Red Bull se você olhar como ele se apresentou, mas eles parecem fazer algumas escolhas estranhas de pilotos.”

Tsunoda estava a caminho de transformar seu P5 na largada em uma boa posição de chegada no GP, quando ultrapassou Charles Leclerc, da Ferrari, enquanto a pista secava na volta 42. No entanto, uma chuva nas voltas finais desfez o trabalho do piloto japonês, já que a Racing Bulls demorou a fazer a mudança para pneus intermediários, fazendo-o cair para 12º lugar.

Apesar de ter deixado o circuito de Albert Park sem nenhum ponto, o desempenho de Tsunoda não passou despercebido, e Christian Horner, chefe da Red Bull, foi questionado sobre sua corrida. “Achei que Yuki fez uma corrida muito boa hoje (domingo). Não acompanhei de perto a decisão deles de trocar de pneus slicks para intermediários. Parecia que eles talvez perderam a janela. Eu olhei em um ponto e ele estava à frente de Charles (Leclerc) e pilotando muito bem. Eles tiveram um carro bem equilibrado neste fim de semana. Tenho certeza de que eles esperam que isso continue na China”, completou Horner.

🎥 Vídeos mais recente