Valtteri Bottas não poupou críticas à Sauber após o fraco desempenho da equipe no GP da Holanda de Fórmula 1, afirmando que as condições climáticas e o circuito destacaram as deficiências do carro.
O finlandês teve um fim de semana difícil, terminando em 19º lugar, com seu companheiro de equipe Zhou Guanyu em 20º. Ambos foram duplamente ultrapassados pelo vencedor da corrida, Lando Norris.
A Sauber, que será Audi a partir de 2026, tem conseguido competir no meio do pelotão durante grande parte da temporada, mas os fortes ventos e o traçado único de Zandvoort, causaram uma significativa falta de ritmo do carro. Bottas ficou chocado com o desempenho ruim e afirmou que ‘não esperava que o desempenho fosse tão ruim assim’.
Bottas: “A largada foi boa e estávamos em uma posição decente em comparação com onde começamos, mas depois de cinco ou seis voltas, vi que estava lutando para seguir o pelotão. Foi aí que percebi que não tínhamos o ritmo necessário. Esperava que talvez com outros compostos de pneus as coisas pudessem melhorar, mas isso não aconteceu. Tentamos todos os compostos, então não é o pneu, é o carro. Ele simplesmente não funcionou nessa pista”, afirmou Bottas.
O finlandês acredita que os problemas do carro foram destacados pela natureza do circuito de Zandvoort. “Somos muito sensíveis aos ventos laterais e traseiros”, continuou ele. “Quando você está passando por curvas inclinadas e declives, é ainda pior porque as alturas de rodagem não estão na janela certa.”
“Então, o carro inteiro é muito instável, muito no limite, não é uma plataforma realmente estável e qualquer coisa, como o vento lateral, apenas piora muito as coisas”, disse ele.
Bottas reconheceu que, embora o clima e o circuito sejam particularmente incomuns para as corridas de F1, ele admitiu que isso revelou um problema ‘de longo prazo’ com o carro, acrescentando: “Não acho que haja uma solução rápida, mas essa pista é bastante única e este tipo de vento raramente temos. Portanto, ainda estou otimista de que podemos ter finais de semana melhores e esperando que este tenha sido um caso atípico”, concluiu Bottas.