F1: Carro elétrico bate antigo recorde de carro de Alonso

O lendário tempo de volta marcado em 2004 por um carro de Fórmula 1 no circuito do programa Top Gear, foi finalmente superado e com folga. O carro da Renault que era usado por Fernando Alonso naquela temporada, foi superado agora pelo McMurtry Spéirling, hipercarro elétrico, equipado com uma avançada tecnologia de ventilação que o ‘gruda’ ao solo, completou a volta 3,1 segundos mais rápido que o tempo registrado pelo Renault R24 de Alonso, há 21 anos.

Na ocasião, o R24 que utilizava motor V10, foi conduzido pelo misterioso piloto do programa, ‘The Stig’ e marcou 59 segundos cravados no traçado de Dunsfold Aerodrome, sede dos testes do programa britânico. Na época, o uso de um carro de Fórmula 1 para a volta rápida foi uma exceção, já que a maioria dos testes era feita com modelos legalizados para as ruas.

Agora, o McMurtry Spéirling não apenas bateu o tempo do F1, mas também deixou para trás alguns dos hipercarros mais icônicos do mundo. Ele foi 12,6 segundos mais rápido que o Pagani Zonda R e superou o Aston Martin Valkyrie em 13,7 segundos.

O segredo para esse desempenho está em um sistema de ventoinhas que gera enorme força descendente, permitindo que o carro alcance níveis extremos de aderência, a ponto de, segundo seus criadores, conseguir rodar de cabeça para baixo. O Spéirling acelera de 0 a 96 km/h em apenas 1,5 segundo, fazendo curvas com mais de 3g de força lateral.

Mais do que apenas quebrar um recorde, o feito do Spéirling representa uma revolução na performance de veículos elétricos, e mostra como a tecnologia está redefinindo os limites antes reservados aos carros de corrida mais avançados do planeta.

🎥 Vídeos mais recente