Zak Brown, CEO da McLaren, assumirá um papel inusitado antes do GP da Inglaterra de Fórmula 1 este ano. Além de liderar sua equipe em mais uma etapa decisiva da temporada 2025, o norte-americano também representará a Williams ao pilotar um dos carros mais icônicos da história da equipe britânica: o FW11B de 1987, que foi de Nigel Mansell em sua passagem pela Williams.
O modelo, que pertence à coleção particular de Brown, será conduzido por ele mesmo em uma exibição durante o final de semana em Silverstone. “Vou levar esse carro ao GP da Inglaterra este ano, e acho que os fãs vão adorar”, disse Brown à ESPN. “Nunca o pilotei antes. Restauramos ele por completo, foi testado e está pronto para ir à pista.”
A escolha pelo FW11B tem significado especial. O chassi em questão foi utilizado por Mansell na emblemática vitória no GP da Inglaterra em 1987, quando o britânico superou o então companheiro de equipe Nelson Piquet, com uma ultrapassagem memorável após recuperar quase trinta segundos de desvantagem. “Mansell disse que esse era o carro favorito dele”, afirmou Brown.
Em tom descontraído, o dirigente reconheceu que sua participação pode gerar alguma confusão no público. “Acho que os fãs vão adorar, mas talvez fiquem um pouco confusos com o cara da McLaren guiando um carro da Williams”, brincou.
A aquisição do FW11B ocorreu durante uma negociação entre Brown e a própria Williams. “Eles me perguntaram: ‘O que podemos fazer por você?’ E eu disse: ‘Me vendam um carro’. Não poderiam me dar, claro, mas vender sim. Quando perguntaram qual eu queria, apontei para esse”, completou Brown.