Zak Brown, reconheceu que sua relação com Christian Horner, ex-chefe da Red Bull, ultrapassou limites saudáveis dentro do ambiente da Fórmula 1, mas também vê uma oportunidade de recomeço após a chegada de Laurent Mekies à equipe rival. O novo dirigente assumiu o cargo em julho, após 20 anos de Horner no comando e uma demissão conturbada.
O clima tenso entre Brown e Horner ganhou muito destaque em 2024, quando Horner chamou o CEO da McLaren de “idiota” no reality Drive to Survive, da Netflix. O episódio ocorreu após Brown exigir uma investigação “profunda e transparente” sobre Horner, acusado de comportamento inadequado com uma funcionária, alegações descartadas após apuração interna.

No âmbito técnico, a Red Bull passou a questionar o sistema de resfriamento de pneus da McLaren, algo que se arrastou até o GP de Miami de 2025. Na prova dos Estados Unidos, Brown chegou a ironizar as reclamações de Horner ao utilizar uma garrafa de “água de pneu”, enquanto o ex-chefe da equipe austríaca rebateu oferecendo-lhe “um Red Bull para dar energia”.
Brown expressou otimismo com a nova fase do time rival: “Estou feliz que ele esteja nesse cargo. Gosto do Laurent, e acho que será saudável. Talvez possamos voltar a focar na competição nas pistas”, afirmou ele ao site The Race. “Sempre haverá politicagem, como tentar proibir aerofólios flexíveis. Mas quando surgem acusações frívolas, é exagero. No passado, cruzamos essa linha, e não foi saudável. Agora, vejo uma mudança para melhor.”
Brown citou o relacionamento com a Ferrari como exemplo positivo, lembrando que Frederic Vasseur, chefe da escuderia italiana, comemorou a primeira vitória de Lando Norris ao lado do time: “Adoro como competimos com a Ferrari. Fred é um verdadeiro competidor, queremos vencer um ao outro, mas com respeito. Isso é bom para o esporte. Os fãs gostam do drama entre ‘mocinhos e vilões’, mas celebrar juntos depois da corrida também é divertido”, acrescentou. “Precisamos confiar uns nos outros para debater o que é melhor para a F1 sem manipulações políticas.”
Recentemente, Mekies falou sobre o bom relacionamento que mantém com os outros chefes de equipe e também deu detalhes sobre uma conversa que teve com Brown sobre a rivalidade entre equipe.
