Zak Brown, CEO da McLaren, revelou novos detalhes dos bastidores que envolveram a disputa com a Alpine pela contratação de Oscar Piastri em 2022. Segundo Brown, a equipe francesa tentou intimidar o jovem piloto australiano para forçá-lo a assumir uma vaga no time, em meio à saída repentina de Fernando Alonso.
Na época, Piastri era piloto reserva da Alpine, mas já havia assinado contrato com a McLaren para a temporada 2023 da Fórmula 1, apesar desse fato não ter sido divulgado. Ainda assim, a equipe de Enstone divulgou um comunicado anunciando que o piloto correria por eles na temporada de 2023, sem sequer consultá-lo.
“Eles nem ao menos perguntaram a ele”, afirmou Brown em entrevista ao Mail Sport. “Divulgaram a nota como se estivesse tudo certo. Foi uma forma de pressioná-lo a fazer o que queriam.”
Horas depois da nota da Alpine, Piastri reagiu publicamente com uma declaração firme: “Entendo que, sem minha autorização, a Alpine divulgou um comunicado dizendo que eu correria por eles no próximo ano. Isso está errado e eu não assinei contrato com a Alpine para 2023. Não correrei por eles no próximo ano”, dizia o comunicado de Piastri.
O episódio deu início a uma disputa legal que foi decidida pelo Conselho de Reconhecimento de Contratos (CRB) da FIA. Após dois dias de audiência, o veredito foi favorável à McLaren, validando o contrato com Piastri e obrigando a Alpine a arcar com os custos do processo.
Brown afirmou que o interesse da McLaren por Piastri cresceu ao longo de 2022, especialmente diante das dificuldades enfrentadas por Daniel Ricciardo. Além disso, a proximidade com Mark Webber, empresário de Piastri, facilitou as conversas.
“Oscar estava no nosso radar. Com Lando (Norris) entregando bons resultados, podíamos arriscar mais, e as peças se encaixaram”, finalizou Brown.
No momento, Piastri lidera o campeonato de pilotos após seis etapas realizadas, à frente de Lando Norris e Max Verstappen. Seu desempenho já garantiu um novo contrato de longo prazo com a McLaren, confirmação de que a aposta feita pela equipe britânica foi acertada.