Valtteri Bottas, piloto da Audi na Fórmula 1, revelou que esteve muito perto de deixar categoria em 2018, após uma temporada difícil ao lado de Lewis Hamilton na Mercedes. O finlandês não venceu corridas naquele ano e enfrentou forte impacto emocional.
A situação ganhou peso dentro da própria equipe, onde Bottas reconhecia seu papel secundário. Mesmo com discurso de igualdade, ele afirmou que entendia o contexto: “Ele era o campeão. Eu era o ‘escudeiro’,” acrescentou.
Sem vitórias na temporada, o piloto finlandês admitiu que entrou em um período de desgaste profundo. A frustração aumentou ao lembrar que, em algumas ocasiões, teve que ceder posição ao companheiro de equipe por ordens do time. Isso intensificou sentimentos negativos que já haviam surgido anteriormente.

“Eu estava definitivamente deprimido e esgotado. Eu odiava correr. Durante aquelas férias antes de 2019, não achava que iria voltar”, afirmou. Bottas contou que chegou a tomar a decisão de encerrar sua trajetória na categoria naquele momento.
A mudança de rumo veio após um período de reflexão durante as férias na Finlândia. O piloto relatou que, ao revisitar sua trajetória e as escolhas feitas, decidiu mudar sua mentalidade: “Eu disse a mim mesmo: ‘Se for voltar, vou voltar como o melhor piloto do grid’,” finalizou, destacando o ponto de virada que o fez continuar na Fórmula 1.