F1: Bottas diz que Mercedes está diferente após saída de Hamilton

Valtteri Bottas voltou à Mercedes como piloto reserva em 2025, após sua saída da Sauber no final da temporada 2024 da Fórmula 1, e revelou como a atmosfera na equipe mudou desde sua última passagem pelo time, especialmente com a ausência de Lewis Hamilton.

Em entrevista ao podcast Beyond the Grid, o finlandês descreveu o retorno à equipe de Brackley como natural e comentou o ambiente atual, agora com George Russell e o jovem Kimi Antonelli como titulares.

“A mentalidade vencedora ainda está lá e todos continuam trabalhando duro, tentando resolver os problemas e evoluir. Isso não mudou”, afirmou Bottas. No entanto, ele destacou que a saída de Hamilton, agora na Ferrari, provocou uma mudança sutil no clima interno.

“Perder uma figura importante como Lewis causou algum tipo de diferença. É difícil descrever, mas acho que há um certo entusiasmo com o Kimi, e George agora é o piloto mais experiente. Talvez o ambiente esteja um pouco mais tranquilo”, disse ele.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de voltar a correr pela Mercedes em 2026, Bottas foi realista: “Sinceramente, a equipe e Toto (Wolff, chefe da equipe) parecem bastante satisfeitos com a dupla atual. Kimi é um investimento de longo prazo, e George vem fazendo um ótimo trabalho, muito consistente, tirando o máximo do carro. Então, eu realmente não vejo motivo para mudanças por lá”, acrescentou.

Bottas também atua como mentor para Antonelli e apoio técnico para os dois titulares. “Não achei difícil me adaptar. Foi algo natural. Quando você tem um novato ao lado, sabe que ele vai fazer perguntas, muitas vezes copiar seu acerto… No começo da temporada, o estreante tem muito menos confiança para dar feedback ou indicar um caminho”, encerrou Bottas.

Com mais de uma década de experiência na categoria, Bottas agora desempenha um papel essencial nos bastidores, enquanto a Mercedes aposta em sua nova geração para o futuro.

🎥 Vídeos mais recente