F1: Bottas diz que chegada da Audi é uma grande chance para ele

Valtteri Bottas segue confiante em seu futuro na Fórmula 1. Apesar de resultados modestos com a Sauber (Stake F1 Team), o piloto finlandês vê na entrada da Audi na categoria em 2026, uma ‘grande oportunidade’ para brigar por vitórias novamente.

Após cinco temporadas na Mercedes, onde conquistou dez vitórias, Bottas não conseguiu subir ao pódio desde 2022 com a Sauber. Mas o piloto descarta a aposentadoria e demonstra empolgação com o futuro da equipe suíça.

O anúncio da compra completa da Sauber pela Audi, a partir de 2026, empolgou Bottas. Ele acredita que a montadora alemã possa ser o trampolim para que ele volte a competir entre os líderes.

“Eu realmente quero continuar e chegar mais perto do topo para brigar por resultados de verdade”, disse Bottas no Adelaide Motorsport Festival, antes do GP da Austrália. “E vejo uma grande oportunidade no projeto da Audi, que se tornará oficialmente a equipe em 2026”.

“Acho interessante a entrada de um grande fabricante como esse na categoria. Vejo uma chance para mim. Essa é a prioridade, mas se por algum motivo não der certo, o mercado de pilotos está bem aberto para o ano que vem”, acrescentou.

Bottas vai completar 35 anos em agosto, mas usa o exemplo de Fernando Alonso para mostrar que ainda pode render em alto nível. “Perguntaram por quanto tempo quero ficar na F1, mas não tenho um número específico de anos. Não vejo meu tempo na categoria terminando em breve. Tenho 34 agora e o Fernando tem 65 (risos), então ele é uma boa referência de que você ainda pode performar bem”, disse ele rindo.

A Sauber começou mal a temporada 2024, com ambos os pilotos eliminados no Q1 nas duas primeiras etapas e nenhum ponto conquistado. No entanto, Bottas acredita que fatores externos mascararam o verdadeiro potencial do C44, e espera que atualizações melhorem a competitividade do carro.

“Na Arábia Saudita, eu deveria ter ido para o Q2 se não fosse pelo tráfego na sessão de classificação. Então, acho que ainda não vimos onde estamos no pelotão. Melbourne vai ser melhor”, afirmou o finlandês. “Já temos algumas atualizações chegando para esse próximo final de semana e para a próxima corrida no Japão. Vamos ver, porque uma pequena melhora pode te colocar perto do top 10”, finalizou Bottas.