F1: Ben Sulayem quer melhor relação entre FIA e FOM

A relação entre a FIA e a FOM parece estar em águas mais calmas no momento. Pelo menos é o que afirmou o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, em entrevista ao Motorsport.com.

Segundo Ben Sulayem, que busca a reeleição em 2025, a FOM finalmente entende o papel da FIA e seus objetivos para a Fórmula 1. O dirigente, porém, não escondeu a confusão sobre as críticas recebidas anteriormente.

“O que eu fiz de errado? Honestamente… Se eu peço um acordo melhor para a FIA, para quem eu deveria recorrer? Devo começar a pagar do meu próprio bolso? Eu não ganho nada da FIA. Então, qual é exatamente o problema se eu peço melhores equipamentos e mais recursos para alcançar um esporte melhor?” questionou Ben Sulayem, se referindo a pedidos anteriores por mais recursos da F1 para a FIA.

Ele também reforçou a hierarquia na relação entre os órgãos. A FIA detém os direitos comerciais da F1 em regime de ‘leasing’ para a FOM, ou seja, a FIA é a autoridade máxima. Segundo Ben Sulayem, a FOM agora compreende esse poder.

“Todo esse absurdo que tivemos antes, essa conversa sobre uma divisão… Vamos lá, pelo amor de Deus. Podemos começar a nos comportar de forma um pouco mais madura? Isso não vai acontecer de qualquer maneira”, concluiu Ben Sulayem, pedindo mais maturidade da FOM.