A Aston Martin voltou a enfrentar dificuldades no GP da Áustria de Fórmula 1 e deixou Spielberg sem pontuar. Fernando Alonso terminou apenas na 18ª posição, enquanto Lance Stroll abandonou a corrida por um problema no sistema ERS, reforçando o momento complicado vivido pela equipe.
Mesmo com o resultado discreto, Alonso destacou a importância de completar a prova para acumular informações e seguir preparando o desenvolvimento do carro. O espanhol também afirmou que a equipe vem registrando avanços em algumas áreas operacionais e espera estar em melhor situação quando as próximas atualizações forem introduzidas.
“Foi mais um final de semana difícil para nós, mas nada que não esperássemos. Foi importante terminar a corrida, continuar coletando dados e seguir melhorando operacionalmente. Fizemos progressos em algumas dessas áreas nas últimas semanas e esperamos continuar assim para estarmos prontos quando nossas atualizações chegarem”, afirmou o bicampeão.
Alonso já voltou as atenções para a próxima etapa da temporada, disputada em Silverstone, circuito que recebe a corrida de casa da Aston Martin: “Agora olhamos para nossa corrida em casa na próxima semana, em Silverstone, onde vamos tentar maximizar tudo diante dos nossos torcedores”, disse ele.
Stroll também avaliou positivamente parte de sua corrida antes do abandono. Segundo o canadense, o carro apresentou um comportamento satisfatório e o gerenciamento dos pneus foi eficiente, embora a equipe já esperasse não ter ritmo suficiente para disputar posições mais à frente do grid.

“Hoje me senti confortável no carro e gostei do meu segundo stint, quando conseguimos cuidar bem dos pneus. Sabíamos que não estaríamos brigando com ninguém, mas foi uma boa disputa entre Fernando e eu. Infelizmente tivemos uma suspeita de problema no ERS, que ainda precisa ser investigada, e tivemos que abandonar”, afirmou. O piloto canadense ainda destacou que todos na equipe trabalham intensamente para levar novas atualizações ao carro e acredita que, com paciência, a Aston Martin poderá voltar a ser mais competitiva nas próximas corridas.
O diretor da equipe, Mike Krack, explicou que a estratégia da Aston Martin foi extrair o máximo do equipamento disponível, ciente das limitações de desempenho em relação aos adversários: “Foi uma tarde muito quente na Áustria e concluímos a corrida com Fernando em 18º. Lance e Fernando disputaram posições muito próximos durante grande parte da prova, até precisarmos retirar o carro de Lance na volta 46 por causa de uma suspeita de problema no ERS”, finalizou Krack.
