A equipe Aston Martin teve um desempenho razoável na sessão de classificação para o GP da Bélgica de Fórmula 1, com Fernando Alonso terminando em P9, mas passando para P8 depois da penalização de dez posições para Max Verstappen, enquanto Lance Stroll vai largar em P15, depois de sofrer uma batida forte no TL3.
Mike Krack, chefe da equipe: “Spa é sempre um desafio, especialmente com condições climáticas adversas. Lance foi pego em uma aquaplanagem e bateu forte no TL3, e isso deu à equipe um trabalho difícil para consertar o carro para a sessão de classificação. Um esforço heroico, com as equipes dos dois carros trabalhando juntas, garantiu que Lance conseguisse passar para o Q2 e ficar em P15. Fernando administrou as condições no Q3 para alinhar em P8 para a corrida. Amanhã esperamos que seja uma corrida seca e tentaremos maximizar os pontos. Spa é frequentemente imprevisível, então lutaremos até a bandeira quadriculada”, concluiu.
Alonso: “Estou feliz com a nona posição na sessão de classificação hoje, que se tornará oitava com a penalidade de Verstappen, e acho que provavelmente foi o máximo que conseguimos alcançar. Não estava me sentindo totalmente confortável em todas as sessões de treinos livres neste fim de semana, então não tinha certeza do que esperar antes da sessão. O carro estava bom e eu estava confiante nessas condições climáticas mistas. Entramos no desconhecido na corrida de amanhã com menos conhecimento da degradação dos pneus e com o novo asfalto também, então isso tornará as coisas interessantes. Temos muitos pneus secos disponíveis, então espero que possamos forçar e lutar por alguns pontos”, acrescentou.
Stroll: “Primeiramente, quero agradecer à equipe na garagem pelo trabalho de reparo que fizeram para consertar meu carro depois do TL3. Tivemos que trocar toda a frente e o assoalho devido a danos, bem como a unidade de potência e a caixa de câmbio por causa do forte impacto, então eles fizeram um ótimo trabalho trabalhando super rápido para me colocar de volta na pista a tempo para a sessão de classificação. Foi um dia difícil. Lutei com a aderência e o equilíbrio do carro. É difícil realmente forçar quando você não tem essa confiança. Vamos trabalhar em tudo hoje à noite para ver se há alguma melhoria que podemos fazer antes da corrida. Essa é uma pista que oferece boas oportunidades de ultrapassagem, então vamos forçar muito para marcar pontos”, encerrou o piloto canadense.