A penalização de Max Verstappen por ter dito um palavrão ainda vai render muito na F1. Inclusive, Alex Wurz, presidente da Associação de Pilotos de Corrida, afirmou que o tema será debatido na próxima reunião.
Durante o final de semana de GP de Singapura, o tricampeão usou um xingamento ao se referir ao RB20. Acontece que xingar não é mais permitido pela FIA e, portanto, recebeu punição de ter de cumprir serviços comunitários por conta do ato.
Não apenas a nova regra da entidade máxima como também a sanção ao competidor tem rendido muito debate – e todos estão ao lado do titular da Red Bull. Lewis Hamilton, por exemplo, chegou a dizer que caso fosse com ele, não iria cumprir a penalização.
Wurz, então, questionou quantos serviços Günther Steiner teve de pagar, por exemplo. Quando era chefe da Haas, o dirigente era constantemente nervoso e xingando com palavrões.
Portanto, o tema será pauta de discussão na próxima reunião da GPDA.“Quantos serviços comunitários vitalícios Günther teria de prestar por xingar? Ele foi glorificado por usar a palavra f0d*. A Netflix transmitiu isso para o mundo todo, sem problemas. Mas, então, mudar assim de repente?”, comentou.
“Devo dizer: [a escolha das palavras] não é meu gosto pessoal como piloto. Como presidente da GPDA, tenho de dizer oficialmente que, é claro, discutiremos isso internamente, primeiro chegaremos a um consenso total e, então, consideraremos se e de que forma falaremos com a FIA e o presidente”, continuou.