O GP da Itália de Fórmula 1 no próximo final de semana, promete ser marcado por condições desafiadoras no circuito de Monza, com temperaturas elevadas e um novo asfalto que pode ter um impacto significativo no desempenho dos carros. Como parte dos esforços de modernização para manter o circuito no calendário da F1, Monza passou por um completo recapeamento de seu asfalto, o que foi finalizado recentemente.
Em agosto, engenheiros da Pirelli inspecionaram o novo asfalto, compartilhando os dados com a FIA e as equipes da F1. Segundo a Pirelli, o novo asfalto é mais liso e de cor mais escura, o que pode elevar ainda mais a temperatura da pista, especialmente sob o sol intenso, podendo ultrapassar a marca dos 50°C.
As temperaturas durante o fim de semana em Monza devem chegar a 33°C e 34°C, o que inevitavelmente elevará ainda mais a temperatura do asfalto. Isso trará desafios adicionais para as equipes, particularmente no gerenciamento do superaquecimento dos pneus.
Já a Pirelli indicou que o novo asfalto deve oferecer mais aderência, o que pode influenciar o desempenho dos pneus e a faixa de temperatura em que operam. Além disso, é esperado que a evolução da pista seja bastante acentuada ao longo do fim de semana, à medida que as diferentes categorias presentes no evento acumulam voltas no circuito.
Além do asfalto renovado, outro destaque do GP da Itália será a estreia de novos troféus, criados pela artista Andrea Sala, em colaboração com a Pirelli HangarBicocca. Intituladas ‘VROOOM’, as peças representam, de forma abstrata, a longa história dos pneus Pirelli, combinada com a sensação de velocidade e aceleração, refletindo a essência da competição em Monza.
Esses são os troféus que serão entregues no GP da Itália no próximo fim de semana: