F1: Apresentação coletiva dos novos carros de 2025 em Londres gera alguma controvérsia

A Fórmula 1 terá um evento especial em Londres em meados de fevereiro, para dar início à temporada de 2025. Na O2 Arena, as dez equipes apresentarão juntas seus novos carros, ou pelo menos as novas pinturas deles, e os fãs poderão admirar os carros, os vinte pilotos e seus chefes de equipe. À primeira vista, esse evento único tem prós e contras.

Para muitos fãs, era sempre um momento aguardado no início das temporadas, quando uma a uma, as equipes apresentavam seus carros ao público em datas diferentes, e sempre acompanhados de uma mensagem esperançosa. Sem ter rodado um único quilômetro, os pilotos e membros das equipes expressavam sua alegria com o carro, que sempre parecia, pelo menos aos seus olhos, rápido. Eles também falavam sobre os objetivos que queriam alcançar.

Na próxima temporada, esses lançamentos não acontecerão individualmente. Em vez disso, eles acontecerão na mesma noite e no mesmo lugar: em Londres. Os ingressos para esse evento, sem dúvida, serão vendidos rapidamente quando forem colocados à venda na próxima sexta-feira (15/11). Embora seja uma noite gloriosa para celebrar a F1, algumas pessoas lamanteram a escolha de Londres como sede do evento.

Justo no momento em que não-britânicos, fãs e pilotos, sentem que a F1 deve permanecer principalmente uma festa global, a categoria poderia ter feito uma bela declaração optando por, digamos, Berlim, Roma, Madri ou até mesmo Amsterdã. Essas são cidades onde o local também estaria lotado no evento. Claro, do ponto de vista logístico, é compreensível por que Londres foi escolhida, já que a maioria das equipes está localizada na Inglaterra. No entanto, levar alguns caminhões com alguns modelos de carros de F1 para a Europa continental também não seria uma tardefa tão difícil.

Nos últimos anos, a apresentação dos novos carros tem sido um momento para cada equipe chamar a atenção, o que é bom para o time e muito bom para os patrocinadores. Certamente, as equipes ‘menores’ da categoria se beneficiaram da publicidade que é mais difícil de obter durante um fim de semana de GP. Eles certamente terão atenção em Londres, mas as primeiras páginas de todos os jornais mostrarão os novos carros da Red Bull Racing, Mercedes, Ferrari e McLaren de qualquer maneira.

Ainda assim, há também equipes que veem o novo evento como uma grande oportunidade. Tomemos a Haas F1, por exemplo, que com exceção da temporada de 2019, sempre lança seu novo carro por meio de um ‘evento’ em seu próprio site. A Haas informou aós o anúncio da apresentação coletiva, que esse novo evento não vai tirar nenhuma publicidade, e na verdade pode até aumentar a propaganda.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.