Lewis Hamilton classificou o GP de Barcelona como “a pior corrida da carreira” após terminar apenas em sexto lugar, atrás do da Sauber de Nico Hülkenberg. Desde que deixou a Mercedes no fim de 2024, Hamilton enfrenta dificuldades para se adaptar à Ferrari. Até o momento, ele conseguiu chegar ao top-5 apenas em duas provas.
Nico Rosberg, que foi companheiro de Hamilton na Mercedes entre 2013 e 2016, comentou o desempenho do britânico em entrevista à Sky Sports: “É difícil de assistir. Hoje foi um dia horrível para ele porque ele estava simplesmente lento, o que é muito incomum. Às vezes ele pode não ir bem no classificatório, mas nas corridas ele normalmente é incrível.”
O alemão também expressou preocupação com a falta de explicações para a queda de rendimento do heptacampeão. “A corrida foi chocantemente ruim, e ele também não tem respostas. Havia algum dano no assoalho? Essas peças são tão sensíveis que qualquer pequeno problema pode custar muito tempo. Quando você não tem respostas, é muito difícil como piloto. E ainda vê seu companheiro de equipe no pódio… Considerando toda a temporada, é uma situação muito sombria.”
Enquanto Hamilton ainda busca seu primeiro pódio na temporada, Charles Leclerc já conquistou dois terceiros lugares, na Espanha e na Arábia Saudita, e um segundo lugar em Mônaco. Atualmente, o monegasco é o quinto colocado no campeonato de pilotos com 94 pontos, enquanto Hamilton é o sexto com 23 de desvantagem para o companheiro de equipe.