Em uma temporada em que McLaren domina o campeonato de construtores, a Mercedes vê suas chances cada vez menores devido ao desempenho irregular apresentado nesse início de temporada. No último domingo (25), durante o GP de Mônaco, Toto Wolff, chefe da equipe, foi questionado sobre a possibilidade de abandonar o desenvolvimento do W16 para focar totalmente no carro de 2026.
“Não nos importamos. Você sabe, estamos em P2 [no campeonato], basicamente [lutando] entre P2 e P4. Estamos todos no mesmo pacote de pontos”, afirmou ele. “Eu não durmo melhor se estivermos em P2 ou P4. O que importa é o desempenho em cada corrida, entender os pneus, levar os desenvolvimentos deste carro que são relevantes para o próximo ano.”
“Raramente se fala sobre o segundo colocado no Campeonato de Construtores, nem entre os pilotos, então não estou olhando para isso”, concluiu o austríaco. A Mercedes é a vice-líder com 147 pontos, seguida de perto por Red Bull (143) e Ferrari (142). A McLaren está isolada na liderança com 319.
A declaração de Wolff reforça a possibilidade da Mercedes redirecionar seus esforços para 2026, quando a Fórmula 1 passará a adotar um novo regulamento. A equipe continua tentando extrair o máximo do carro atual, confiando que as novas diretrizes técnicas, que vão restringir o uso das asas flexíveis dianteiras, vão ajudar a equilibrar a temporada. As medidas serão implementadas no próximo fim de semana, durante o GP da Espanha.