F1: Alpine promete carro totalmente diferente e briga com equipes de ponta

A temporada 2023 da Fórmula 1 não foi o que a Alpine esperava. Após mirarem o quarto lugar do campeonato de construtores, os franceses terminaram em sexto, superados por Aston Martin e McLaren. Reconhecendo os problemas, a equipe não perdeu tempo e já está com trabalhand ocom força para 2024, em um carro ‘completamente novo’.

O diretor técnico do time, Matt Harman, afirmou que o A523 sofria de uma janela de performance limitada, dificultando o desempenho em condições variadas. “Era preciso operar em um espectro muito estreito. Se a pista tinha características específicas, sofríamos e os pilotos não curtiam o carro.”

Para resolver isso, a Alpine radicalizou. O carro de 2024 terá mudanças abrangentes em busca de maior adaptabilidade e performance. “Precisamos ampliar essa janela”, afirmou Harman. “Achamos que tínhamos feito isso para 2023, mas claramente não foi o suficiente.”

A decisão de focar em 2024 logo no início da temporada passada, teve um fator importante, que é a proximidade das novas regras em 2026. “Sabíamos que não estávamos onde queríamos e que os desenvolvimentos estavam estagnados. Então, pensando no futuro, decidimos mudar mais cedo”, concluiu Harman.

Com um carro novo e focada em superar as limitações do ano anterior, a Alpine promete estar mais próxima das grandes equipes em 2024.