A Alpine confirmou nesta terça-feira (31) a chegada de Oliver Oakes como novo chefe da equipe de Fórmula 1. O jovem dirigente, fundador da Hitech Grand Prix, assumirá o posto após as férias da categoria, substituindo Bruno Famin.
Famin, que ocupava a posição desde a saída de Otmar Szafnauer em 2023, voltará a se dedicar integralmente às atividades na sede da equipe, em Viry-Chatillon, a partir de setembro.
Oakes, de apenas 36 anos, torna-se o segundo chefe de equipe mais jovem na história da Fórmula 1. Ex-piloto do Red Bull Junior Team e campeão mundial de Kart, o britânico fundou a Hitech em 2015, transformando-a em uma das principais equipes de formação de jovens pilotos no mundo. A equipe chegou a tentar uma inscrição para a F1 ano passado, mas não obteve sucesso, e atualmente corre na F2, F3 entre outras categorias.
O novo chefe da Alpine terá um grande desafio pela frente, pois o time ocupa apenas a oitava posição no campeonato de construtores, com apenas 11 pontos conquistados em 14 etapas disputadas até o momento este ano.