F1: Alpine ainda espera evolução no fim da temporada 2024

A equipe Alpine, atualmente em uma fase complicada na temporada 2024 da Fórmula 1, aposta em um impulso no fim do campeonato graças a uma estratégia de desenvolvimento ‘fora de ritmo’ em relação aos seus concorrentes. Segundo o chefe da equipe, Oliver Oakes, esse descompasso pode ser a chave para uma recuperação nas últimas corridas do ano.

Depois de optar por uma reformulação completa no conceito do carro, a Alpine enfrentou dificuldades maiores do que o esperado com o modelo A524. Isso resultou na equipe ocupando apenas a nona posição no campeonato de construtores no momento, com seis GPs e três corridas Sprint restantes no calendário.

Embora a equipe tenha mostrado sinais de alguma evolução, com quatro resultados consecutivos nos pontos em um certo momento da temporada, o desempenho voltou a cair, com apenas dois top-10 nas últimas sete corridas desde o GP da Áustria.

Oakes, que assumiu o comando da equipe durante as férias da categoria, acredita que os atrasos no lançamento de atualizações podem se transformar em uma vantagem no final do ano. “Sabemos que, entre agora e o fim da temporada, temos mais desempenho chegando,” disse Oakes. “Acho que estamos um pouco fora de sincronia, trouxemos atualizações um pouco tarde e, por isso estamos fora do ritmo em relação às outras equipes.”

O chefe da Alpine também destacou que, apesar do atraso, há esperança de que essas atualizações façam diferença nas corridas finais. No entanto, Oakes manteve cautela, reconhecendo que trazer novas peças ao carro não garante automaticamente uma melhora competitiva, como evidenciado pelos desafios enfrentados por Aston Martin, Ferrari, Mercedes e Red Bull ao longo da temporada com suas próprias atualizações.

Agora, resta à Alpine demonstrar que essas modificações poderão reverter sua sorte e encerrar o ano com um desempenho mais competitivo.