F1: Alonso vê limitações da Aston Martin mesmo com atualizações para Ímola

Fernando Alonso jogou um balde de água fria nas expectativas dos fãs da Aston Martin, ao afirmar que as atualizações do AMR24 para o GP da Emília-Romanha de Fórmula 1, não resolverão os problemas base do carro de 2024.

A equipe de Silverstone vem respondendo aos pedidos de Alonso por mais agressividade no desenvolvimento do carro, levando um novo pacote de upgrades para Ímola. No entanto, a Aston Martin segue na parte de trás do pelotão principal, que se consolidou nas primeiras etapas da temporada. Apesar da contínua introdução de peças novas, Alonso afirmou que ‘o ganho será bem menor do que o que foi publicado na mídia espanhola’.

“É um bom passo, assim como no Bahrein, Jeddah, Austrália, Japão e Miami”, disse o piloto espanhol. “Vamos ter tempo para otimizar o pacote e a configuração nos treinos. Mas não acredito que seja diferente de outras corridas.”

Alonso também negou que o foco das atualizações seja resolver a queda de rendimento da Aston Martin nas corridas, comparado ao desempenho nas sessões de classificação. “Por enquanto, o que estamos trazendo é apenas aumento de performance. Mais downforce e menos arrasto, o que significa tempos de volta melhores. Tudo o que trouxemos até aqui funcionou como esperado no túnel de vento, mas é difícil progredir quando os rivais também estão evoluindo”, afirmou o espanhol.

Questionado se as atualizações para Ímola ajudariam a corrigir os pontos fracos do carro, Alonso foi direto: “Ainda não. No momento, estamos apenas ganhando performance em termos de downforce e arrasto, o que melhora o tempo de volta. Mas isso é um ganho relativo. Se trazemos meio décimo e o grid inteiro ganha dois décimos, estamos piores do que na corrida anterior.”

“Precisamos continuar trabalhando, e como eu disse, acho que a chave é ser consistente ao longo da temporada, mais do que uma grande atualização. Vamos esperar algumas corridas, mas para os problemas base do carro, esse é um projeto mais específico que ainda não está em andamento”, completou o espanhol.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Emília-Romanha, diretamente de Ímola, com o jornalista Rodrigo França.