Fernando Alonso ficou impressionado com a volta que garantiu a pole de Max Verstappen no GP do Japão de Fórmula 1. O piloto da Aston Martin elogiou o desempenho do holandês e disse que a volta foi “mágica”.
Mesmo com um carro que parecia difícil de pilotar, Verstappen encontrou ritmo que ninguém esperava no fim da classificação e superou Lando Norris, da McLaren, por apenas 0s012.
“Ele é um piloto impressionante, e prova isso todo fim de semana, então tiro o chapéu pra ele,” afirmou Alonso. “Essa volta foi só mérito dele. O carro claramente não está no nível para brigar por pole ou até pelo top 5, mas ele consegue tirar essas voltas mágicas e ter fins de semana mágicos.”
“Hoje, ele é o melhor. Ele é a referência pra todos nós, e precisamos continuar evoluindo pra chegar nesse nível,” acrescentou.
Alonso não teve um dia bom em Suzuka. Ele ficou em 13º na classificação, mas vai largar em 12º por causa da punição de Carlos Sainz.
“Estou tirando o máximo do carro”, disse o espanhol. “Estou feliz com as voltas. Usei dois jogos de pneus no Q1, dois no Q2, peguei voltas com pista limpa… esse é o tempo que eu consigo fazer.”
“Não estou totalmente confiante com o carro. Até quando forcei na curva 8 nos treinos, perdi o carro. Ele está muito frágil nesse momento, precisamos melhorar. No momento, talvez nem seja carro pra estar no top 10,” completou.
“A esperança é que, com dois ou três décimos a mais no pacote, dê pra ganhar várias posições. E é isso que nos motiva agora: continuar trabalhando,” concluiu.