Fernando Alonso voltou a demonstrar preocupação com a atual situação da Aston Martin na Fórmula 1, e sugeriu que a equipe não dispõe dos mesmos recursos dos concorrentes para desenvolver seu carro ao longo da temporada. O espanhol também indicou que sua decisão sobre o futuro na categoria deverá ser tomada durante as férias da categoria no meio do ano.
O momento vivido pela equipe de Silverstone está longe do esperado para 2026. Além das dificuldades de desempenho, a Aston Martin tem enfrentado problemas de confiabilidade em praticamente todos os finais de semana de corrida, cenário que aumentou a frustração de seus pilotos.
A equipe atribui boa parte de seus problemas à unidade de potência Honda. No entanto, o próprio AMR26 também não tem apresentado o nível de competitividade necessário, enquanto as atualizações aguardadas para o carro ainda não chegaram de forma significativa nas etapas iniciais do campeonato.
Durante a coletiva de imprensa nesta quinta-feira, antes do GP da Áustria, Alonso foi direto ao comentar a diferença de desenvolvimento entre sua equipe e os concorrentes: “Aparentemente, não há dinheiro para trazer atualizações ilimitadas como as outras equipes fazem”, afirmou o bicampeão mundial.
O espanhol ainda fez uma observação em tom irônico ao comentar a frequência com que novas peças aparecem nos carros de outras equipes: “O que é surpreendente de ver na página da FIA toda sexta-feira de corrida, porque talvez eles tenham uma máquina de fazer dinheiro no subsolo da fábrica”, disse ele rindo.

Além das questões técnicas, Alonso também foi questionado sobre seu futuro. Apesar de Mike Krack, diretor da Aston Martin, ter afirmado anteriormente que acredita na permanência do piloto espanhol na equipe para a próxima temporada, Alonso reiterou que ainda não tomou uma decisão definitiva sobre 2027.
“Provavelmente vou esperar até as férias em agosto. Entre Zandvoort e Monza, acho que por volta dessa época vou decidir o que fazer no ano que vem”, acrescentou. Essa declaração reforça que o futuro do veterano piloto segue em aberto, mesmo com a equipe demonstrando interesse em mantê-lo.
Por outro lado, Alonso descartou a possibilidade de encerrar completamente sua carreira no automobilismo ao final da temporada 2026: “Não vou parar agora porque não me sinto competitivo nem porque deixei de gostar de correr. Se vou correr na F1 ou não, isso é outra história”, concluiu.
O espanhol acrescentou que ainda se sente rápido e motivado, mas ressaltou que sua decisão dependerá de vários fatores, incluindo sua relação com a categoria, os atuais regulamentos e as oportunidades disponíveis em outras categorias do esporte a motor.
